Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Selo Juntos Pelo Agro vai incentivar o desenvolvimento do empreendedorismo no campo

Parceria entre Sebrae, Senar e CNA prevê ações para orientar o pequeno produtor rural

O Sebrae, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) lançaram, nesta quarta-feira (30), o selo Juntos Pelo Agro. O objetivo da parceria é fomentar o desenvolvimento de empreendedores e de micro e pequenas empresas, a melhoria do ambiente de negócios do setor e da imagem do agronegócio brasileiro junto à sociedade. A cerimônia de assinatura do acordo de cooperação técnica foi realizada em Brasília (DF).

O papel do Sebrae será o de capacitar os produtores em gestão, associativismo e cooperativismo, além de incentivar a formalização. A expectativa é que, ao todo, o Sebrae disponibilize 4 mil agentes para orientação desse público, divididos nas especialidades de desenvolvimento, educação empresarial, crédito assistido e Agentes Locais de Inovação (ALI). Já o Senar fortalecerá a atuação da Assistência Técnica e Gerencial (ATEG) para aumentar a produtividade da produção rural com incremento na gestão do negócio rural.

O presidente do Sebrae, Carlos Melles, ressaltou que o trabalho em conjunto busca levar ao pequeno empreendedor rural o melhor que as três instituições têm a oferecer. "Hoje sabemos produzir bem, sabemos de tecnologia, mas temos de ser vendedores da porteira para fora. É importante saber vender, agregar e colocar o produto na rua", destacou.

À frente da principal instituição de apoio ao produtor rural, o presidente do CNA, João Martins, frisou que o Sebrae agirá como ator importante, prestando assistência ao pequeno empreendedor rural, grupo que ainda precisa ser consolidado no setor. "Os funcionários do Sebrae criaram uma cultura própria e podem fazer muito pelo setor agropecuário, grupo que ainda precisa de apoio. Esse é um passo para uma revolução na área, a fim de consolidar o pequeno produtor."

Sistema S: cooperação e incentivo

A parceria já existe em diversos estados, mas, com a assinatura do acordo e o lançamento do selo, a cooperação entre as três instituições ganha escala nacional, ampliando e dando força a projetos como Aplicativo do Agro, Agronordeste e demais atendimentos do Sebrae e Senar.

“O mais importante dessa união é o fato de trabalharmos em rede. Nosso trabalho, como Sebrae Nacional, é respaldar os estados nas suas atuações, com a meta de para atingir na ponta o que está planejado no Juntos Pelo Agro. Como Sistema S, a ideia é juntar o melhor de cada instituição e respeitar a característica de cada estado", destacou o diretor-técnico do Sebrae, Bruno Quick

Dentre as inúmeras frentes de trabalho, o selo engloba as iniciativas Negócio Certo Rural (NCR), Alimentos e Produtos Artesanais, Empretec Rural, Cadeias Produtivas e o Agente de Inovação Rural (ALI Rural).

"É um campo muito extenso, então, decidimos priorizar algumas ações. Focamos principalmente, na área de gestão, para conseguir tirar o produtor rural da dependência e tentar emancipá-lo. Damos destaque também aos produtos artesanais, que são característica no Brasil e no pequeno negócio rural. Não podemos deixar de fora a inovação presente na atuação do ALI Rural para atingir na ponta o projeto", explicou o diretor geral do Senar, Daniel Carrara.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo