Brasil,

Alimentação eletrônica pode melhorar engorda e procriação de suínos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Lilás Comunicação
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Além de fornecer nutrientes na medida certa, o uso do equipamento ESF em alojamentos coletivos contribui para reduzir o stress animal e aumentar a reprodução dos leitões

Um manejo adequado que garanta bem-estar animal pode impactar positivamente no aumento da produção de carne. A prática inclui também a alimentação. Estudos indicam que o Sistema Eletrônico de Alimentação (ESF) tem se mostrado uma ferramenta por excelência para lidar com os principais desafios verificados em alojamentos coletivos de suínos.

O equipamento ESF (do inglês, Electronic Sow Feeding) nada mais é do que um comedouro controlado por computador que fornece a ração na quantidade certa para cada animal. No sistema Compident desenvolvido pela austríaca Schauer Agrotronic, por exemplo, o equipamento faz a leitura do chip fixado na orelha do porco para identificar o animal e fornece a quantidade de ração e suplementos programados para sua necessidade, de acordo com peso, idade, condições fisiológicas e comportamento. Com isso, se torna possível evitar problemas na gestação, nutrição correta das fêmeas após o parto, condição corporal ideal e até problemas comportamentais que geram stress.

Monalisa Gomes, country manager para América Latina e Ibéria da Schauer, observa que, com a alimentação correta, é possível manter o peso e massa corporal adequado para cada raça, aproveitando todos os potenciais genéticos da matriz. Além disso, o sistema pode ajudar a tornar o manejo e gestação coletiva das fêmeas mais saudável, já que pode ser programado para fornecer quantidade diferenciada de alimento às fêmeas gestantes, de acordo com seu histórico de partos. “Isso promove a melhora do peso e uniformidade dos leitões e fecundidade”, diz.

O equipamento ESF ainda conta com portas na entrada e saída para impedir que mais de um animal acesse o comedouro simultaneamente, evitando a aglomeração de matrizes e minimizando o risco de caudofagia (mordida na cauda de outros porcos do grupo por disputa de espaço e alimento) e outras lesões causadas por brigas.

A executiva destaca também que estudos no Brasil e na Europa mostram que a alimentação eletrônica aliada a alojamento coletivo, em que os animais podem se movimentar com mais liberdade, também gera maior índice de nascimento de leitões e redução de aborto, nas fêmeas gestantes.

“Porém, como toda ferramenta inteligente, é preciso monitorar constantemente os dados para verificar se o animal está ingerindo de fato toda a ração ou ainda sente fome, se há ataques de entre as matrizes durante o processo de alimentação e/ou se é preciso ajustar a dieta”, aconselha.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar