Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Simulação computacional está alavancando a agricultura de precisão

Simulação computacional está alavancando a agricultura de precisão

Setor é cada vez mais impulsionado pelo avanço tecnológico, especialmente na produção, eficiência e sustentabilidade

A tecnologia tem sido o alicerce para otimizar as fazendas automatizadas, autônomas e conectadas. O conjunto de soluções que aumentam a eficácia e a sustentabilidade das produções agrícolas formam o conceito de agricultura de precisão. A ESSS, multinacional brasileira focada em simulação computacional, é um exemplo de desenvolvimento de soluções para o setor dentro e fora do Brasil. A simulação tem ajudado equipamentos autônomos na capacidade de seguir rotas predefinidas para plantio e colheita, tudo isso com possibilidade de trabalho ininterrupto.

A agricultura de precisão está colaborando no processo de análise de dados, auxiliando no entendimento das condições ideais para o cultivo nas principais culturas agrícolas, segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Alguns exemplos são as plantações de milho, soja, café, cana, feijão e pastagens. A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) estima que a produção de alimentos deve crescer em torno de 70% para atender a demanda de uma população de 9,8 bilhões no ano de 2050.

Drones sobrevoam os campos e avaliam a saúde das culturas e as condições do solo. Sensores de solo monitoram a quantidade de água e nutrientes no solo, ativando a irrigação e aplicações de fertilizantes. O segmento de robótica agrícola cresce de forma rápida, enquanto plataformas virtuais coletam dados das plantações. Dados armazenados e processados em nuvem cruzam informações de produtividade, consumo de insumos, histórico de temperatura e níveis de chuva para efetuar recomendações ao agricultor em tempo real. Todo esse contexto de equipamentos interconectados e coexistentes necessita de um bom funcionamento individual. Cada peça desse sistema complexo deve apresentar capacidade de execução plena e precisa.

"Estamos em uma era em que as ferramentas tecnológicas deixam de ser meramente um instrumento de bem-estar e passam a representar um fundamento para o crescimento populacional projetado nas próximas décadas. A compra de uma hortaliça plantada no subterrâneo, semeada, regada e colhida por robôs, com absorção de clorofila através de LEDs ativados em frequências exclusivas para fotossíntese não será surpreendente no futuro próximo. Nesse aspecto, a tecnologia é obrigatória no projeto e desenvolvimento de componentes. Com o auxílio de ferramentas de simulação computacional, é possível calcular estruturas para atender a demanda de trabalho ininterrupta, projetar o escoamento de partículas para uma semeadura precisa, reconhecer o perfil aerodinâmico para uma perfeita estabilização de drones e avaliar a recepção do sinal GPS em sistemas de controle", explica o Especialista de Aplicações CAE na ESSS, Rafael Vetturazzi.

Esta demanda acerca do agronegócio exige o avanço na pesquisa de novas sementes, fertilizantes e equipamentos. Assim, quanto maior o número de dados coletados, maior a assertividade nas tomadas de decisão que ocorrem no sistema produtivo. O resultado impacta diretamente o produtor, que tem a possibilidade de melhorar a gestão de sua propriedade, além de aumentar a sustentabilidade da lavoura.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo