Brasil,

Copersucar reduziu em mais de 14% a captação de água na última safra

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Paulo Mathias
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Circuitos fechados de recirculação, aplicação de águas residuárias na fertirrigação e sistemas de captação da chuva são algumas das soluções que contribuíram com este resultado

A preservação dos recursos hídricos é uma prioridade da Política de Sustentabilidade da Copersucar, sendo que a companhia e suas usinas sócias são comprometidas com o melhor aproveitamento da água, promovendo diversas iniciativas para evitar o desperdício desse bem tão precioso, mas limitado. Na última safra, a Copersucar e as 34 unidades associadas à empresa reduziram em 14% o indicador de captação de água.

O volume retirado de rios e do subsolo passou de 133,7 milhões de m³ para 114,6 milhões de m³ no período de abril de 2020 a março de 2021. Do total consumido, 88,4% foram predominantemente de fontes superficiais e 11,6%, da captação subterrânea. Destaca-se ainda o fato da empresa não realizar captação em área de estresse hídrico e da água absorvida possuir concentração de sólidos totais dissolvidos inferior a um grama por litro.

De acordo com o Analista de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Copersucar, Giorgio Marcial Mendes do Nascimento, os resultados são reflexo dos investimentos em tecnologia, modernização e preservação. “Entre as principais melhorias está o reaproveitamento de água nas usinas. Em algumas delas, foram implementados circuitos-fechados de circulação de água, que reutiliza o recurso hídrico que seria descartado do processo industrial. Após passar por um sistema de resfriamento, a água retorna para o processo de produção. Um exemplo, é a unidade de Nova Londrina da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná que, entre 2017 e 2018, reduziu o volume captado em 44%”, explica.

Sistema fechado de torres de resfriamento da unidade de Nova Londrina da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná

Neste cenário, a Copersucar segue investindo em melhorias para aprimorar ainda mais a utilização dos recursos naturais. Um dos destaques vem das 18 usinas que adotaram práticas que permitem a reutilização de água após o processo industrial, por meio de circuitos fechados ou semifechados de recirculação. Esta melhoria possibilitou o reuso de 875,6 milhões de m³ de água no ano-safra 20/21.

Outro ponto significativo de reaproveitamento do recurso hídrico foi a aplicação de águas residuárias na fertirrigação, onde o líquido é utilizado para irrigar as plantações, evitando perdas. Esta prática adotada por 17 usinas somou 173,5 milhões de m³ de água reutilizada no último período.

E para aproveitar ainda mais os recursos naturais, a Copersucar implantou em todos os seus terminais – Santos, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto - um sistema de captação da chuva para reaproveitamento. A água pluvial passa pelos sistemas de drenagem e depois é armazenada em tanques para ser utilizada em atividades de limpeza e jardinagem. O projeto teve início no Terminal Açucareiro Copersucar (TAC), em Santos, onde foram instaladas canaletas no telhado de um dos armazéns que destinam a água para dois tanques. O sistema gera uma economia de 800 mil litros por ano.

No terminal da Copersucar localizado no Porto de Santos, a água pluvial é armazenada em tanques com capacidade para 20 mil litros cada

E muitas vezes, uma simples ideia pode fazer a diferença. Criada por um colaborador do terminal de Ribeirão Preto, uma técnica de reutilização de água dos aparelhos de ar-condicionado, permitiu que recurso que antes era descartado, passasse a ser captado e armazenado para uso nas atividades de limpeza, contribuindo para reduzir o desperdício. A economia chega a 100 mil litros de água por ano.

E foi no terminal de Santos que surgiu outra solução diferenciada. Lá foi desenvolvido o Renova Água, um processo que evita a perda d’água utilizada na manutenção e treinamentos de combate a incêndio. Uma mangueira envia a água da manutenção dos dutos diretamente para o caminhão-tanque. A inovação economizou 96 mil litros por ano.

Sobre a Copersucar

A Copersucar S.A. é uma plataforma global integrada, líder e referência mundial na comercialização de açúcar e etanol. Seu modelo de negócio, considerado único, combina a oferta em larga escala de produtos de alta qualidade com uma plataforma integrada de logística, transporte, armazenamento e comercialização, no Brasil e no mercado internacional.

Na safra 2020/2021, apresentou faturamento líquido recorde de R$ 38,7 milhões e triplicou seu lucro líquido para R$ 375 milhões, comercializou mais de 11,1 bilhões de litros de etanol e 5,4 milhões de toneladas de açúcar, levando energia e alimento sustentável para o país e o mundo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar