Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Irrigação auxilia no aumento de produtividade no cultivo protegido

Maxwell Soares da Silva, Especialista Agronômico da Netafim.

As intempéries climáticas caracterizadas por altas temperaturas, excesso de chuvas, seca prolongada, granizo e geadas, causam uma série de problemas ao produtor que busca ter altas produtividades com o menor risco e custo possível. Uma alternativa que traz mais segurança ao produtor, onde ele consegue controlar melhor o ambiente, é o cultivo protegido, que pode ser feito em estruturas chamadas de estufa ou viveiro.

Esta estrutura pode ser utilizada na produção de mudas, flores e hortifrutis, tendo como um dos principais exemplos a produção de morangos. São diversos os benefícios oferecidos por este tipo de cultivo, sendo um dos principais o controle do microclima, o que resulta em menor incidência de doenças e pragas, além do controle da irrigação e fertirrigação durante todas as fases de cultivo. Outro fator importante nesta técnica é a capacidade de produzir fora de época, não ficando refém da sazonalidade da produção.

Se tratando da irrigação, que é fundamental em um cultivo protegido, pois mantêm a umidade adequada do solo e nutre a planta, são utilizadas algumas técnicas através do uso de microaspersores, gotejadores e nebulizadores, que visam distribuir a água e nutrientes de forma uniforme. O microaspersor, promove uma distribuição de água sem a formação de goteiras após desligamento do sistema, por conter a tecnologia antidrenante.

Quanto aos gotejadores, eles podem ser utilizados em vasos, levando água e nutrientes diretamente na zona radicular da planta. O NetBow™ é um bom exemplo de produto eficiente para esta técnica, pois, os modelos de 250mm possuem 8 gotejadores alocados em forma circular e em breve, será lançado um modelo menor, de 120mm e 4 gotejadores em forma circular, proporcionando uma distribuição da água uniforme de cima para baixo do substrato utilizado. O que proporciona um crescimento das raízes em todo o espaço disponível tanto em vasos grandes quanto pequenos. Em relação aos nebulizadores estáticos, estes são utilizados para climatização que auxiliam na manutenção da umidade relativa do ar e no controle da temperatura em viveiros e estufas.

A técnica da fertirrigação é mais um benefício a ser utilizado através dos produtos para cultivo protegido, onde a produção é adubada através de uma solução nutritiva balanceada e com controle de condutividade elétrica (parâmetro que mensura a quantidade de sais na solução nutritiva) e o pH. Alguns fatores são importantes para uma produção equilibrada e todo esse manejo é realizado de acordo com a fase que o cultivo se encontra.

O cultivo protegido aliado a irrigação e seus benefícios, promovem uma ótima rentabilidade ao produtor, através de frutos de boa qualidade, com tempo de prateleira maior que proporcionam o alcance de mercados mais distantes, sem que o produto perca qualidade com o tempo maior de exposição para o consumo, todos esses benefícios são promovidos de maneira mais sustentável o ano inteiro para o consumidor.

Sobre a Netafim

Fundada em um pequeno kibbutz em Israel há mais de 50 anos, a Netafim é pioneira e líder mundial em soluções para irrigação. Com atuação em mais de 110 países, chegou ao Brasil na década de 1990, com um portfólio completo de produtos e soluções inovadoras de irrigação por gotejamento, que visam contribuir com o eficiente uso da água, aumentando a produtividade na agricultura e trazendo mais tranquilidade ao produtor rural.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo