Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Quando instalar um projeto de irrigação na lavoura de café? Logo após o plantio ou em plantas adultas?

Quando instalar um projeto de irrigação na lavoura de café? Logo após o plantio ou em plantas adultas?

Por Gabriela Terra, Especialista Agronômica Netafim

A irrigação na cultura do café já é consolidada em muitas regiões cafeeiras, concentrando principalmente, no caso do café arábica, no triângulo mineiro e alto Paranaíba. Aproximadamente 450 mil hectares de café são irrigados, somando arábica e conilon, correspondendo a 20% de toda a cafeicultura nacional. A área irrigada é responsável por 40% de toda produção nacional de café.

Entretanto, para se ter sucesso com a irrigação é necessário que o projeto seja bem dimensionado. Realizando um estudo prévio da cultura que será implantada, levando em consideração a demanda hídrica, o tipo de solo, conhecendo a capacidade de retenção e disponibilidade para as plantas, referências da região tendo em vista a topografia, dados climáticos de precipitação e evapotranspiração, para assim definirmos a lâmina, espaçamentos, modelo do emissor e outras informações técnicas para o projeto.

Além do dimensionamento adequado, o manejo da irrigação e fertirrigação também desempenha um papel importante para que o sistema atinja os seus objetivos de elevar a produtividade e qualidade dentro de uma propriedade. Mas afinal, qual melhor momento para se pensar em um projeto de irrigação para a lavoura de café, seria para plantas recém-plantadas ou plantas adultas?

Em circunstâncias normais, a média de produtividade de sequeiro está por volta de 25 a 30 sacas, enquanto em áreas irrigadas de 50 a 60 sacas. Quando pensamos na primeira colheita, algumas lavouras de sequeiros conseguem atingir 15 sacas por hectare, enquanto áreas irrigadas logo na primeira colheita chegam a produzir 40 a 50 sacas por hectare.

Na ocasião em que a irrigação é implantada juntamente com o plantio das mudas o risco de perdas por déficit hídrico é menor e a umidade do solo estará mais favorável para a aclimatação das mudas no campo, além disso a taxa de replantio em áreas irrigadas é de 2 a 5%, enquanto em áreas de sequeiro a taxa pode chegar até 20% dependendo das condições climáticas. Em adição a isso a irrigação propicia uma produtividade elevada desde a primeira colheita.

Portanto, o planejamento em áreas que serão realizados o plantio sem irrigação deve ser muito maior, pois o pegamento das mudas é absolutamente dependente das chuvas.

Entretanto, a implantação em lavouras já formadas também é recomendada, pois com o fornecimento de água, principalmente nas fases mais críticas da cultura, aumenta a eficiência no processo de fotossíntese, consequentemente aumentando a produtividade. Nesse caso o uso da irrigação pode auxiliar na indução de floradas mais homogêneas, resultando em grãos mais graúdos e maturação uniforme.

Dentre outras vantagens da implantação de irrigação em lavouras adultas estão: a redução dos efeitos da bienalidade, possibilidade de realização de um balanço nutricional de acordo com a fase fenológica com a técnica da fertirrigação e aumento da produtividade, com médias superiores a 60 sacas.

Entendemos que a irrigação tem seus benefícios e resultados positivos tanto para lavouras já formadas, como também para lavouras recém-plantadas. Por essa razão, o sucesso da irrigação está inteiramente ligado ao dimensionamento adequado do projeto de irrigação e o manejo e manutenção nos anos posteriores.

Sobre a Netafim

Fundada em um pequeno kibbutz em Israel há mais de 50 anos, a Netafim é pioneira e líder mundial em soluções para irrigação. Com atuação em mais de 110 países, chegou ao Brasil na década de 1990, com um portfólio completo de produtos e soluções inovadoras de irrigação por gotejamento, que visam contribuir com o eficiente uso da água, aumentando a produtividade na agricultura e trazendo mais tranquilidade ao produtor rural.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo