Brasil,

Pesca Esportiva: mitos e verdades

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Instituto de Pesca
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

O Núcleo de Comunicação Científica (NCC) do Instituto de Pesca (IP-APTA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, conversou a respeito de mitos e verdades sobre a pesca esportiva, com o pesquisador científico, especialista em sanidade de peixes, piscicultura continental, boas práticas de manejo e pesca esportiva, Eduardo Makoto Onata, atuante no Centro Avançado de Pesquisa do Pescado Continental, localizado em São José do Rio Preto.

A atividade, legalmente classificada como pesca amadora e voltada ao lazer e desporto, ainda se depara com muitas dúvidas e visões distorcidas relativas às práticas que a envolvem. Portanto, com o objetivo de esclarecer alguns pontos, Onaka responde às perguntas a seguir.

NCC: Há pessoas que se colocam contra a pesca esportiva porque acreditam que os animais sofrem maus tratos. É mito ou verdade?

Onaka: MITO. Desde que praticada com critérios rigorosos, a pesca esportiva devolve o peixe à água em boas condições de saúde. A pesca esportiva é quase uma filosofia de vida, que visa à preservação do meio ambiente em primeiro lugar, que não mata peixes e que utiliza equipamentos adequados para proporcionar um combate curto, diminuindo ao máximo o estresse, proporcionando uma soltura com o peixe em bom estado de vigor, possibilitando a rápida recuperação do mesmo.

NCC: Dizem que é importante utilizar um equipamento mais pesado para não perder e nem prejudicar muito o peixe. Mito ou verdade?

Onaka: VERDADE. O uso de equipamentos adequados para o tipo de peixe que se pretende capturar é muito importante. Caso um peixe grande seja capturado com equipamento leve, a batalha será mais complicada e demorada, podendo cansar o peixe à exaustão, causando muito estresse e fazendo com que a recuperação dele seja mais demorada. Em casos extremos de estresse, o peixe acaba morrendo horas depois da soltura.

NCC: É mito ou verdade que existem peixes que só comem durante o dia ou só à noite?

Onaka: MITO. Embora existam algumas espécies de peixes que apresentam a atividade de alimentação maior durante o dia ou à noite, eles sempre vão estar à procura de alimento, independente da luminosidade. Uma prova disso é que o anoitecer e o amanhecer são considerados os melhores períodos do dia para se fazer as melhores capturas, pois os peixes parecem mais famintos nesses horários.

NCC: Os peixes, uma vez capturados e devolvidos à água, podem ser pegos mais de uma vez no mesmo dia. Mito ou verdade?

Onaka: VERDADE. É possível se pescar o mesmo peixe mais de uma vez no mesmo dia, desde que a captura, o manuseio e a soltura sejam feitas no menor espaço de tempo possível. Os peixes possuem instinto de se alimentar ou defender o território maior do que a sua memória, que é momentânea. É claro que quanto maior o desgaste que o peixe tiver numa captura, maior será o intervalo de tempo pra ele se recuperar e se “esquecer” de que foi pego.

NCC: “Os pescadores esportistas estão acabando com os peixes dos rios” é uma frase bastante repetida. A afirmativa é verdadeira ou um mito?

Onaka: MITO. Os pescadores esportistas, em sua grande maioria, não levam peixe pra casa e, quando levam, é somente para uma refeição com sua família. Quem acaba com os peixes dos rios são praticantes de pesca predatória, a poluição, o desmatamento, a destruição de habitats, entre outros.

Espera-se que com os esclarecimentos do pesquisador especialista os mitos sobre a pesca esportiva sejam dissipados e as boas práticas da atividade reforçadas para que o lazer e o esporte também possam ser realizados de forma adequada e sustentável.

Pesca Esportiva: mudanças na legislação

De acordo com a Lei da Pesca, nº 11.959, de 29 de junho de 2009, que dispõe sobre a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura e da Pesca, a atividade de pesca se classifica como comercial (artesanal e industrial) e não comercial (científica, amadora e de subsistência).

A pesca amadora, também chamada de pesca esportiva, caracteriza-se por ser praticada por brasileiros ou estrangeiros, com equipamentos ou petrechos previstos em legislação específica, tendo por finalidade o lazer ou o desporto.

Desde janeiro deste ano, está em tramitação e será avaliada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, proposta para alteração da Lei da Pesca, por meio da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados, que visa diferenciar a pesca amadora da pesca esportiva no Brasil, já que esta última, ainda que considerada uma modalidade amadora, não tem regulação específica e tem maior foco no desporto e lazer.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar