Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Abertura de colheita em Goiás destaca importância de Catalão no agronegócio nacional

Início dos trabalhos foi dado pelo governador Ronaldo Caiado que pilotou uma colheitadeira Axial-Flow da Série 150 - 5150 da Case IH, fornecida pela Pivot Máquinas Agrícolas e Irrigação para demonstração

Produtores de todo estado, empresários, profissionais do agronegócio e várias autoridades políticas, entre elas o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, prestigiaram a cerimônia de abertura da Colheita de Soja do Estado, realizada na última quinta-feira (3), na cidade de Catalão. O município do sudeste goiano, que sediou pela primeira vez o evento, possui atualmente 320 mil hectares de área agricultável, dos quais 85% são destinados ao plantio da soja.

O grão é o principal produto da safra de Goiás e a expectativa é de aumento de 4,6% na produção para o período de 2021/2022, com mais de 14,3 milhões de toneladas, e crescimento de 7,9% na área plantada, com quase 4 milhões de hectares, conforme levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Goiás se mantém como o quarto maior produtor de soja do País, atrás apenas de Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Paraná.

Para marcar a abertura simbólica da colheita, o próprio governador Ronaldo Caiado foi quem operou a colheitadeira Axial-Flow da Série 150 - 5150 da Case IH, fornecida pela Pivot Máquinas Agrícolas e Irrigação para demonstração, durante o evento realizado no Espaço Conquista Agrobusiness, localizado numa área semi urbana de Catalão. “Essa máquina é um dos mais recentes lançamentos da Case IH. É uma colheitadeira de alta performance, com plataforma de corte de 30 pés, pacote opcional completo com piloto automático, sistema de monitoramento e mapeamento; cabine com sistema A/C automático, console e manche Joystick já com novo layout, assento do operador com suspensão à ar e ainda marcha elétrica com acionamento hidrostático de 4 velocidades”, explica Célio René Godoy, gerente da unidade da Pivot em Catalão.

Como uma das patrocinadoras do evento organizado pela Associação de Produtores de Soja, Milho e outros Grãos Agrícolas do Estado de Goiás (Aprosoja-GO) e pelo Sindicato Rural de Catalão, a Pivot levou para o seu estande outros equipamentos agrícolas e serviços prestados pela marca, além de uma equipe de técnicos e consultores presentes para esclarecer dúvidas dos produtores.

“Foi um evento realmente grandioso e para nós uma grande oportunidade de divulgação e ao mesmo tempo um momento importante de contato direto com nossos clientes e não clientes. Uma chance de mostrarmos como contribuímos para essa gigantesca cadeia produtiva do agronegócio”, destaca Célio, que gerencia a unidade catalana da Pivot, responsável pelo atendimento de 11 municípios do sudeste goiano: Anhanguera, Catalão, Cumari, Goiandira, Nova Aurora, Três Ranchos, Campo Alegre de Goiás, Corumbaíba, Davinópolis, Ipameri e Ouvidor.

Além de marcar a abertura oficial da colheita de soja em Goiás, o evento contou com exposição de vários produtos e serviços e o painel técnico “A década em perspectiva: valerá a pena investir no Agro?”, com palestra de Marcos Fava Neves (professor da USP e da Fundação Getúlio Vargas) e participação de Enio Fernandes (consultor de mercado Terra Agronegócios) e Felipe Muniz (economista da XP Investimentos). Eles abordaram o cenário de insumos, custos e mercado para o ano de 2022 e perspectivas para o agronegócio em longo prazo.

Força de Catalão

Como anfitrião da cidade, o prefeito Adib Elias enalteceu a importância de Catalão, não só para Goiás, mas também para o País. "Essa é uma oportunidade única de mostrarmos Catalão e dizer que somos um dos mais importantes municípios, não somente em Goiás; mas também uma das mais importantes cidades de todo o interior do Brasil. Se estamos entre os maiores do Agronegócio, é porque somos o terceiro estado [em produção] de mineral do País [nós somos a maior cidade na produção de fosfato], o que alavanca a produção rural de todo Brasil”, destacou o mandatário municipal.

O presidente do Sindicato Rural de Catalão, Renato Ribeiro, também destacou a força do município goiano dentro do agronegócio nacional. "Esse evento marca a história do agro em Catalão, mostrando nossa força no cenário estadual e nacional. Não é à toa que empregamos [os produtores de soja] 20% a 30% da mão de obra gerada no município. Só temos a agradecer a todas empresas parceiras que aceitaram nosso convite", afirmou.

Catalão é um dos novos vetores de desenvolvimento do Brasil e está entre os 50 municípios brasileiros mais indicados para se investir, segundo o ranking Melhores Cidades Para Fazer Negócios, realizado em 2019 pela Urban Systems. A cidade apresenta forte atividade de extração e beneficiamento de minerais, indústria metalmecânica com fabricação de automóveis e máquinas agrícolas, além de indústrias diversas, como as de alimentos e de confecção.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo