Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

CEOs do agronegócio no Brasil confiam em uma retomada da economia global em 2022, revela pesquisa da PwC

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bárbara Monteiro
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

- 77% dos executivos brasileiros do setor estão otimistas com as perspectivas econômicas globais neste ano
- Percentual diminui para 57% quando questionados sobre perspectiva de crescimento da economia brasileira
- Para os próximos três anos, a confiança sobe para 80%, quando preveem aumento de receita nas suas empresas

Executivos do agronegócio brasileiro acompanham uma tendência global e demonstram otimismo em relação à expectativa de crescimento da economia global. Os dados estão na 25ª edição da Pesquisa Global com CEOs da PwC (25th Annual Global CEO Survey), que ouviu mais de 4.400 executivos, em 89 países, com uma participação expressiva de líderes do Brasil.

Para 77% dos executivos do agronegócio no Brasil a economia global deve acelerar neste ano. O percentual é equivalente à média mundial e também à média Brasil. Porém, quando o assunto é a perspectiva de crescimento do PIB no Brasil neste mesmo período, o otimismo cai para 57% entre os executivos do agronegócio brasileiro. Outros 30% avaliam o risco de uma desaceleração neste mesmo período, enquanto 13% projetam um cenário de estabilidade.

A confiança volta a crescer quando os CEOs avaliam a perspectiva de crescimento das suas empresas nos próximos 12 meses. Para 74% dos líderes do agronegócio ouvidos na pesquisa, as receitas tendem a crescer neste ano, uma confiança superior à média dos líderes brasileiros (63%) e do mundo (56%). Esse otimismo aumenta para 80%, quando é medida a confiança para os próximos três anos.

“O agronegócio é muito importante para o Brasil e vem aumentando ano a ano sua representatividade no PIB brasileiro, gerando riquezas e atraindo investimentos em toda a cadeia, principalmente em tecnologia. O otimismo é mais do que justificado pelos resultados que esta indústria vem obtendo nos últimos anos”, afirma Maurício Moraes, sócio da PwC Brasil.

Estados Unidos e China são os mercados mais importantes para o setor na perspectiva de crescimento de receita neste ano, os dois países foram mencionados, respectivamente, por 63% e 60% dos participantes. O percentual indica que estes mercados são mais relevantes para o Agronegócio brasileiro que para outros setores participantes da pesquisa no país. Enquanto 50% dos executivos brasileiros indicaram os Estados Unidos como mercado estratégico, a China foi mencionada por 34% dos participantes.

Riscos e Compromissos

Para os executivos ouvidos na CEO Survey, a volatilidade macroeconômica (57%), as mudanças climáticas (50%) e os riscos cibernéticos (27%) são as três principais preocupações que podem impactar negativamente os negócios em 2022.

Em relação às práticas ESG, o nível de compromisso das empresas do setor no Brasil está acima da média mundial, 47% afirmam ter compromissos de carbono neutro e 43% estão com compromissos em desenvolvimento, enquanto a média global de empresas que assumiram compromissos de carbono neutro é de 26% e de 31% na média Brasil.

Esta mesma tendência está evidente nos compromissos Net Zero, 37% das empresas do agronegócio brasileiro possuem compromissos firmados, enquanto nos demais setores no Brasil o percentual é de 27% e a média global é de 22% entre os participantes do estudo.

“Práticas de ESG são fundamentais para todos os setores, porém para o Agronegócio são ainda mais relevantes. O consumidor e os agentes financeiros e de comércio internacional estão cada vez mais exigentes", reforça Moraes.

67% dos líderes participantes afirmam que mitigar os riscos das mudanças climáticas está por trás da sua estratégia de compromisso de carbono neutro ou net zero, valor maior do que a média global que foi de 61%. O mesmo percentual (61%) também indica que os compromissos foram impactados pelas expectativas dos consumidores.

Assim como na média nacional, as tendências de longo prazo do setor são o principal fator para geração de valor financeiro para os CEOs de agribusiness no Brasil. 73% deles acreditam nessa realidade. 50% dos CEOs brasileiros do agronegócio afirmaram que investem em novos projetos pelo menos a cada ano, 43% fazem aquisições de empresas, em média, a cada dois anos.

Sobre a PwC

Na PwC, o nosso propósito é construir confiança na sociedade e resolver problemas importantes. Somos um Network de firmas presente em 156 países, atuando no Brasil há mais de 100 anos, dedicados à prestação de serviços integrados em auditoria e asseguração, consultoria tributária e societária, consultoria e assessoria em transações. Saiba mais sobre a PwC e nos diga o que é importante para sua empresa ou carreira, visitando nosso site.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo