Brasil,

Uso de defensivos biológicos aliado à tecnologia de aplicação inteligente traz mais sustentabilidade ao agronegócio

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gaya Machado
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Koppert e Perfect Flight se aliam para monitoramento de aplicação de defensivos biológicos via drones.

Duas empresas que nasceram com a proposta de tornar mais produtiva e sustentável a atividade do agronegócio, a Perfect Fligh e a Natutec Drone, marca global de drones da Koppert Biological Systems, empresa líder de proteção biológica de cultivos, anunciaram parceria para monitoramento da aplicação de bioinsumos. A proposta é que os produtores que utilizam macrobiológicos em suas propriedades tenham informações para melhorar a distribuição dos produtos em suas lavouras, aumentando sua eficiência e ampliando a produtividade.

Combater pragas e doenças com recursos da própria natureza tem crescido no agronegócio nos últimos anos, com a intensa evolução dos modelos de proteção do plantio. Sustentável e eficiente, este novo padrão rompe paradigmas e se alia às correntes cada vez mais fortes em favor da redução do uso de produtos químicos no controle de pragas e doenças.

Os bioinsumos colaboram ainda para a redução da resistência às moléculas químicas existentes, contribuindo para a criação de um ambiente mais supressivo e equilibrado. De acordo com o professor Santin Gravena, consultor da Koppert, a adoção do controle biológico no setor apresenta ao agricultor os chamados “inimigos naturais” e micro-organismos responsáveis por reduzir a incidência de pragas e doenças que acometem as plantas, bem como inoculantes que tornam as culturas mais resistentes, da raiz até as folhas.

Tecnologia

Para aumentar a eficiência da aplicação dos defensivos biológicos, a Koppert contratou, recentemente, os serviços da Perfect Flight - agtech brasileira voltada para inteligência de pulverização. A ideia é utilizar as soluções de monitoramento e rastreamento oferecidas pela startup para a elaboração de estratégias ainda mais eficazes no combate biológico às pragas e doenças.

“Faremos a gestão das liberações dos macrobiológicos e o principal serviço contratado foi a automatização do relatório que é entregue ao produtor, antes produzido em três dias e que nós entregaremos em até três minutos. Todas as análises, todos os dados cruzados com números e informações acessíveis para a tomada de decisão, estarão rapidamente na mão dos produtores”, explicou Paulo Villela, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Perfect Flight.

A empresa faz a leitura dinâmica de toda a área de aplicação do bioinsumo, além de assimilar também fatores externos como condições climáticas, proximidade de nascentes e regiões com a presença de animais, para determinar o melhor momento e o melhor padrão de aplicação. Ou seja, o produtor recebe uma análise completa para orientar, da forma mais eficaz, a proteção do plantio.

Essa análise evita a dispersão dos produtos para outras áreas e, consequentemente, diminui os gastos e protege o meio ambiente. Cada metro pode ser fundamental para as finanças e para os cuidados com a natureza.

Vinícius Lopes, gerente comercial de cana-de-açúcar da Koppert, explica que o objetivo é integrar a prestação de serviços com o conceito da companhia. “Queremos consolidar o compromisso de entregar ao agricultor brasileiro aplicações e relatórios de pós-aplicação que considerem o resultado e a eficiência de nossos produtos.”

Sobre Perfect Flight

A Perfect Flight é a primeira e mais completa plataforma de gestão e rastreabilidade de pulverização aérea do mundo. Com escritório em São João da Boa Vista (SP), no Brasil, a agtech presta serviços de monitoramento de aplicações de insumos agrícolas por meio de plataforma digital e aplicativo mobile que geram eficiência na gestão da produção agrícola e garantem maior assertividade e lucratividade de forma sustentável.

Com alta tecnologia, segurança de dados e precisão, por meio de mapas e índices, os sistemas da empresa estão presentes em mais de 100 cidades dos principais estados agrícolas do Brasil, além da América Latina e possui um escritório nos EUA. Tudo isso para que a Perfect Flight torne a produção agrícola mais eficiente, rentável, sustentável, contribuindo para a preservação do meio ambiente, segurança alimentar e das comunidades rurais.

Fundada pelos empresários e produtores rurais Kriss Corso e Josué Corso, a Perfect Flight tem como sócios o empresário Pedro Buonamici, o advogado Gilberto Theodoro, além de contar com o investimento e participação do sócio-fundador do Grupo Ourofino, o empresário Norival Bonamichi. Inserida no agronegócio desde 2016, a agtech possui o maior banco de dados para pulverização agrícola do mundo, somando mais de 20 milhões de hectares digitalizados e monitorados.

Sobre Santin Gravena

Santin Gravena, professor, pesquisador e consultor, é um dos expoentes do manejo integrado de pragas (MIP) e do controle biológico no Brasil. Entomologista e professor aposentado da Unesp/Jabuticabal, é agora consultor da Koppert. No início dos anos 1970, com a criação do Departamento de Entomologia e Nematologia (DEN) da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Unesp/Jaboticabal, foram iniciados os estudos de transformação do controle químico para o MIP, com o objetivo de reduzir os riscos à saúde humana e ao meio ambiente .Desde então, as atividades de extensão e consultoria foram essenciais para a disseminação do conceito do manejo integrado de pragas e seus benefícios econômicos e ambientais, assim como a orientação de alunos de graduação e pós-graduação em estudos sobre as táticas e estratégias desse tipo de manejo.

Sobre Vinícius Lopes

Engenheiro agrônomo, especialista em Entomologia com 132 trabalhos científicos publicados, tem MBA em Gestão comercial pela FGV, atua como gestor comercial das principais empresas de controle biológico a 14 anos. Participou do desenvolvimento de novos produtos e formação de equipe de especialistas no setor de cana, assim como métodos inovadores de liberação e avaliações de produtos especiais. Em 2019 foi eleito profissional do ano pela editora Occasio. Desde 2017 atua como gestor comercial da Koppert do Brasil.

Sobre Paulo Villela

Mestre em Ciências (USP - Campus Pirassununga), Engenheiro Agrônomo e Técnico em Agropecuária (IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho). Atuando diretamente com inteligência agronômica na utilização de soluções tecnológicas integradas, desenvolvimento de mercado, pesquisa e inovação. Atualmente no cargo de Gerente de Desenvolvimento de Negócios na Perfect Flight, startup brasileira focada no agronegócio e na gestão sustentável da pulverização de defensivos agrícolas, responsável pelas prospecções de novos negócios e relacionamentos B2B (Business to Business), com multinacionais, cooperativas, associações, revendas, agtech’s e gestão de grandes contas B2C de cana-de-açúcar e citricultura.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar