Brasil,

Produtor deve ter atenção com o coeficiente de variação e a singulação no plantio da safrinha

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Kassiana Bonissoni
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Para uma boa produtividade no final do plantio, especialmente do milho, é preciso cuidado com a distribuição de sementes para que essa etapa seja homogênea e sem falhas

Ao iniciar uma safra, o produtor sempre espera ter o máximo de produtividade, mas para que essas expectativas sejam convertidas em realidade é preciso de muita atenção, principalmente com o plantio. No caso do milho safrinha não é diferente, e para que haja uma distribuição homogênea das sementes no solo é fundamental cuidado redobrado. Isso é o que vai garantir lá na frente uma safra linear e com boa produtividade.

Para que haja de fato essa homogeneidade tão desejada no plantio, o produtor precisa se atentar a dois importantes pontos: o Coeficiente de Variação (CV) e a singulação. De acordo com Luiz Lamardo Silva, engenheiro elétrico e gerente de produtos eletrônicos da J.Assy, são dois principais objetivos quando se está plantando: minimizar a ocorrência de falhas ou duplas durante o plantio, que é o que mede a singulação e garantir um espaçamento entre sementes constante, que é o que mede o C.V. “Por exemplo, vamos dizer que a taxa ideal para uma semente seja de 10 sementes por metro, então o produto quer não só evitar que ocorram falhas ou duplas, mas também quer que caia uma semente a cada 10 cm e não que caiam 10 sementes nos primeiros 10 centímetros e os outros 90 centímetros não tenha nada”, explica.

O CV vai medir exatamente essa questão, o quão homogêneo e padrão está a distribuição das sementes no solo. Com o mau espaçamento, o aproveitamento será muito inferior. “Duas plantas muito juntas vão competir por água, luz, e nutrientes do solo e uma comprometerá o desenvolvimento da outra, resultando perda de produtividade na lavoura”, cita o especialista. “Há estudos que mostram que para cada 10% de aumento no C.V. há uma perda de 1,5 sacos/ha”, completa.

Já a singulação é um conceito que vem da palavra singular, ou seja, significa pôr uma semente por vez no solo sem falhas ou duplas. Falhas no plantio são tão ruins quanto uma distribuição ruim, afinal aquela área deixou de ter a população desejada. No caso de duplas é a mesma coisa, o produtor vai gastar semente a mais e vai produzir menos. “Uma coisa é ter uma boa distribuição e a outra é manter a população desejada, e a singulação vai olhar para isso. Ou seja, está relacionada com o percentual de falhas e duplas que ocorrem no plantio”, ressalta Lamardo.

Soluções eficientes

Com os distribuidores de sementes da J.Assy, o produtor terá uma excelente distribuição, com pouca variação, o que minimiza o coeficiente de variação. Tanto o Titanium Elétric quanto o Selenium Elétric são compatíveis com ISOBUS (protocolo de comunicação agrícola, para padronizar e compatibilizar o uso de implementos), e com controle totalmente sem fio. Além disso, sensores de semente de mercado podem ser conectados diretamente à linha elétric, eliminando a necessidade de todos os cabeamentos, que normalmente seriam feitos para chegar até o monitor padrão. Com isso, o agricultor não precisa se preocupar com cabo estourando, com conector oxidado, entre outros problemas que ocorrem geralmente.

Segundo o engenheiro, com os sensores ligados aos equipamentos da J.Assy, o produtor passa a ter em tempo real na tela, qual é o C.V. individual de cada linha de plantio, e ainda a média da máquina. “Nós também mostramos o percentual de falhas e de duplas e ainda é possível programar limites para alertas. Com essas informações em tempo real, o agricultor pode parar e corrigir o problema ali, imediatamente no ato do plantio”, diz o profissional.

Cuidados gerais

Além de atenção com os pontos já destacados, e mesmo utilizando as melhores tecnologias e dosadores do mercado, para ter um bom sucesso e resultado satisfatório ao final do plantio, é preciso ainda ficar atento ao ajuste da máquina. É fundamental ter atenção redobrada, principalmente com o condutor e o ajuste do vácuo.

Pouco vácuo, por exemplo, pode resultar em muitas falhas, enquanto muito vácuo pode começar a dar duplas. “Do ponto de vista de distribuição, às vezes o condutor está trincado ou com acúmulo de sujeira, ou a pressão da linha não está bem ajustada, o que leva a ter vibração; coisas que vão além do controle do sistema dos dosadores e sim das características e ajustes da máquina, por isso é necessária atenção a todas as variáveis”, finaliza o gerente de produtos eletrônicos da J.Assy.

J.Assy - Empresa especialista em tecnologia para o agronegócio. Entre as soluções disponibilizadas estão o dosador pneumático Selenium, o dosador mecânico Titanium e os dosadores com acionamento elétrico Selenium e Titanium Elétric, além dos sensores de fluxo Visum para Adubo ou Grãos finos e os discos de plantio Apollo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar