Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Planejamento nutricional nas águas garante boa recuperação das vacas e índices zootécnicos mais eficientes na estação de monta

 Adoção de estratégia permite a sincronização do período de alto requerimento nutricional com a época de maior disponibilidade de forragens Adoção de estratégia permite a sincronização do período de alto requerimento nutricional com a época de maior disponibilidade de forragens

Adoção de estratégia permite a sincronização do período de alto requerimento nutricional com a época de maior disponibilidade de forragens

O período das águas, como são conhecidos os meses do ano que concentram o maior volume de chuvas em boa parte do país, é a época em que os pecuaristas se prepararam para dar início a uma etapa importante do calendário produtivo da propriedade: a estação de monta.

Um programa ambicioso de produção animal se inicia nesta fase, por isso é importante que o pecuarista trate esse momento com muita atenção e planejamento. Estabelecer um período de monta na propriedade permite sincronizar o período de maior requerimento nutricional das vacas com a época do ano de maior disponibilidade de forragens, ou seja, as chuvas.

“São nos meses de maior incidência de chuva que as vacas encontram as melhores condições para reprodução. O criador deve estar atento para que o animal chegue a essa época com o melhor score corporal, por isso é importante se planejar, iniciando a suplementação na época correta, para garantir bons resultados no período”, explica o gerente Técnico e de Marketing da Connan, Marcio Bonin.

Para Bonin, o produtor deve apostar em um planejamento em longo prazo para conquistar os melhores resultados. “Não adianta focar a suplementação trinta dias antes de iniciar a estação de monta. Existe uma correlação entre a taxa de fertilidade e a quantidade de gordura da vaca, por isso é importante traçar uma estratégia focada na alimentação do animal durante todo o ciclo”, afirma.

Os melhores resultados em termos de taxa de desmame e peso são obtidos quando os nascimentos ocorrem durante a estação seca. Dessa forma, entende-se que no início da estação chuvosa, as pastagens se recuperam rapidamente, e, em pouco tempo, há alimento de boa qualidade em quantidade suficiente para que as fêmeas alcancem uma condição corporal que favoreça os índices reprodutivos. Com isso, a estação de monta poderá começar poucas semanas depois do início das chuvas.

“Seguindo essa lógica, o ciclo terá um resultado muito positivo, pois as vacas serão bem suplementadas nas águas, irão parir em boa condição corporal na seca e estarão recuperadas na próxima estação chuvosa. Essa estratégia permite uma rápida recuperação do animal, sem impacto para a próxima estação de monta”, destaca Marcio.

Focada em oferecer melhores resultados aos pecuaristas, a Connan, uma das principais indústrias de nutrição animal do Brasil, oferece ao mercado uma opção em suplementação indicada para matrizes (vacas e novilhas) no pré-parto e durante a época de cobertura.

“A escolha correta do produto, aliada a estratégias nutricionais bem direcionadas, garante que a vaca alcance os melhores índices nutricionais, que se traduzem em ótima condição corporal, elevadas taxas de prenhez e o desmame de bezerros pesados e de boa saúde”, finaliza Bonin.

Sobre a Connan

Com sede em Boituva (SP) e filiais em Campo Verde (MT) e São Gabriel D’Oeste (MS), a Connan – Geração de Resultados iniciou suas atividades em 2004 e tem como principais acionistas os engenheiros agrônomos Fernando Penteado Cardoso Filho e Eduardo Penteado Cardoso, membros da família fundadora da empresa MANAH, do famoso slogan “Com MANAH adubando dá”, criado pelo patriarca Dr. Fernando Penteado Cardoso. Os dois irmãos, e sócios, também são detentores da patente Nelore Lemgruber, desenvolvendo e expandindo a genética na Fazenda Mundo Novo.

Com uma linha composta por 79 produtos e mais de 150 representantes comerciais, a Connan é a única empresa nacional a produzir o próprio fosfato bicálcico, o que lhe confere grande diferencial competitivo e garantia de qualidade dos produtos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo