Estudo revela que combinação entre Yes-Golf EGG e Yes-Minerals aumenta o desempenho produtivo, qualidade dos ovos e longevidade das aves

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariele Previdi
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro

Com o objetivo de avaliar a suplementação do Yes Golf Egg e Yes-Minerals sobre o desempenho produtivo, qualidade dos ovos e longevidade das aves, a Yes, empresa do fundo Aqua Capital, que desenvolve soluções biotecnológicas para nutrição e saúde animal, realizou um ensaio em escala industrial na Granja Yamaguishi, localizada em Jaguariuna/SP, para analisar a eficácia das soluções.

A Granja Yamaguishi é reconhecida internacionalmente, pois trabalha apenas com produtos orgânicos. É formada por uma comunidade de produtores japoneses cujo objetivo é a produção de alimentos 100% orgânicos, em sistema de venda direta – porta a porta, diferenciando o produto em qualidade e preço no mercado.

O ensaio

Foram avaliadas 2.785 aves, da linhagem Lohmann Brown com idade inicial de 43 semanas. As aves foram subdivididas em cinco lotes, e distribuídas em diferentes tratamentos. As análises foram iniciadas em 2020, no entanto, ainda estão sendo realizados vários ensaios para descobrir qual a melhor combinação para essa produção.

Por se tratar de uma empresa orgânica com um sistema de produção de ovos free-range, a Granja Yamaguishi respeita e contribui com a preservação do meio ambiente e com o bem-estar animal. Exatamente por compartilhar desses princípios, a Yes buscou inserir suas soluções nessa granja, uma vez que seus produtos também têm por finalidade promover o bem-estar animal e assegurar uma produção sustentável.

Todos os ensaios feitos com soluções da Yes possuem um controlador da microbiota intestinal, que é o Yes-Golf. Como a propriedade não trabalha com antibiótico é fundamental se realizar o controle da microbiota intestinal, por isso o trabalho também incluiu o Yes-Golf, solução usada na propriedade desde antes do início dos ensaios.

Dificuldades na produção de poedeiras comerciais

Um dos principais problemas em poedeiras comerciais é a qualidade de casca, porque à medida que a ave cresce o ovo também cresce. Só que a quantidade de cálcio que a ave deposita no ovo não.

Exemplo: um ovo pequeno de 40 gramas terá 4/5 gramas de cálcio; no mesmo cenário, um ovo de 60 gramas terá 4/5 gramas de cálcio. Ou seja, é natural que a casca fique fina e quebre conforme os lotes envelhecem. O grande gargalo da poedeira comercial é certamente a qualidade de casca.

Ao medirmos a espessura da casca durante os ensaios foi constatado que, entre as semanas 46 e 49, o grupo controle – sem o uso dos minerais orgânicos da Yes - teve uma espessura de casca de 41,85mm frente a 45,00mm do ensaio com o T2 (Yes-Golf Egg 1,5kg + Yes Ca 1,5kg), resultando em 9% a mais de cálcio quando adicionado o cálcio orgânico da Yes.

Isso indica que com a adição do cálcio orgânico da Yes, a ave terá um ovo com mais fortaleza na casca e mais resistentes.

Ação do ferro na coloração de casca

Com os ensaios foi possível observar que as aves suplementadas com minerais tiveram maior espessura de casca e maior coloração de ferro.

Sempre quando se suplementa o animal com mineral orgânico, ele leva um pouco de tempo para fazer efeito. Isso porque, ao fornecer um orgânico, a ave absorve mais e fará mais reserva nos tecidos para usar quando necessitar.

Então, é normal observar que as primeiras quatro semanas depois do início do uso do mineral orgânico não apresentem resultados tão evidentes. A partir de quatro semanas já é possível ver um resultado bastante significativo com o uso de minerais orgânicos. Em oito semanas, a ave/animal está totalmente carregada de minerais para usar quando for necessário.

Em se tratando de aves criadas de forma natural, sem consumo de antibióticos ou farinha de carne, elas nunca atingem o potencial da linhagem, porque a seleção genética não é feita sob essas condições de vida. A seleção genética é feita com galinhas expostas a antibiótico promotor de crescimento, que come farinha de carne e coccidiostático.

De acordo com o manual genético, a ave Lohmann Brown tem o potencial de atingir 93% de produtividade na 46ª semana de vida. Mesmo as galinhas naturais tendo um potencial de produtividade inferior, com o uso das soluções da Yes o grupo suplementado com o tratamento T2 (Yes-Golf Egg 1,5kg + Yes Ca 1,5kg) obteve 93% de produtividade na semana 46.

Em resumo, uma ave criada de forma natural não atinge o potencial genético da linhagem porque a seleção genética desenvolvida pelos geneticistas não é feita para essas condições de criação. No entanto, é uma ave que se adapta a essas condições.

Quando o criador acrescentou na dieta das aves as tecnologias da Yes, ele teve em um curto período um aumento na produção da granja, resultado de galinhas mais preparadas para produzir ovos, mesmo sem o uso dos promotores de crescimento.

Sobre a Yes

A Yes, empresa de biotecnologia em nutrição animal, desenvolve e produz aditivos nutricionais como adsorventes de micotoxinas, prebióticos, minerais orgânicos, blends e derivados de leveduras com o objetivo de melhorar o desempenho e saúde dos animais. Todos os produtos estão de acordo com as mais rigorosas leis dos mercados mundiais, como Estados Unidos e Europa. Fundada em 2008, a Yes tem escritório-matriz em Campinas/SP, quatro plantas de produção, uma em Lucélia/SP, uma em Novo Horizonte/SP, uma em Borá/SP e uma em Narandiba/SP, um Centro de Logística e Distribuição em Lucélia/SP, outro em Cascavel/PR além da abertura, em 2020, de um novo CD localizado no México. Atua em todo o Brasil, além de exportar para mais de 40 países, estando presente na América Latina, Europa, África, Oceania e Ásia. Desde 2016 a empresa faz parte do portfólio de investidas do fundo de investimentos Aqua Capital.