Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Copersucar supera a marca de 8 milhões de CBios emitidos

Volume equivale ao trabalho de absorção de 56 milhões de árvores por 20 anos e representa mais de 17% de participação no Programa RenovaBio

No início deste mês de dezembro, as 34 usinas sócias da Copersucar ultrapassaram a marca de 8 milhões de créditos de descarbonização (CBios) no Programa RenovaBio. Como cada CBio corresponde a uma tonelada de gases do efeito estufa (GEE) que deixou de ser lançada na atmosfera, a empresa já evitou o lançamento de mais de 8 milhões de toneladas de carbono, efeito semelhante ao trabalho de 56 milhões de árvores, crescendo e absorvendo carbono por 20 anos.

“Este resultado ilustra o nosso compromisso de longo prazo com a sustentabilidade e comprova a eficiência na gestão dos indicadores ambientais de produção e logística de cada uma de nossas 34 usinas”, ressalta Bruno Alves Pereira, gerente de sustentabilidade da Copersucar, empresa que confirma a liderança na emissão dos créditos de carbono do programa, com 17% de participação do mercado.

Bruno Alves Pereira, gerente de sustentabilidade da Copersucar

Desde o início do programa, em 2020, já passaram pela recertificação 8 usinas sócias da Copersucar, conseguindo evolução de até 80% em suas notas de eficiência energético-ambientais (NEEA). Esta melhoria é fruto de um controle mais detalhado do ciclo de vida do produto o que acaba, consequentemente, ampliando a quantidade de CBios gerada por litro de etanol comercializado.

Expectativas para o RenovaBio em 2022

Instituída pela Política Nacional de Biocombustíveis, a quantidade de créditos que as distribuidoras terão que adquirir em 2022 já foi determinada pelo governo: serão 35,98 milhões de toneladas de CBios.

“Este volume deve ser atingindo sem grandes problemas, principalmente, se considerarmos os créditos excedentes gerados neste ano. Os CBios que não forem comprados até 31 de dezembro, podem ser utilizados no ciclo posterior, uma vez que eles só saem de circulação quando forem aposentados pelos compradores”, comenta Pereira.

Vista aérea de uma das usinas associadas da Copersucar mostra a integração com o meio ambiente (Foto: Na Lata)

O Programa RenovaBio (Lei nº 13.576/2017) foi criado para estimular a presença de biocombustíveis na matriz energética brasileira, reduzindo as emissões de gases causadores do efeito estufa do setor de transportes, sendo também um grande aliado na descarbonização da mobilidade urbana. Na prática, todo distribuidor de combustível fóssil é obrigado a adquirir CBios de unidades produtoras de biocombustíveis certificadas.

A confiabilidade é outra marca do Programa. Cada CBio é gerado a partir da nota fiscal de venda do biocombustível a um distribuidor ou posto. Neste processo, uma ferramenta desenvolvida pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) realiza a validação dos dados na Receita Federal e calcula quantos créditos podem ser escriturados, levando em conta o volume de venda. A planilha de medições é auditada por uma certificadora registrada na Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e a nota do fabricante é multiplicada por sua produção anual. Validados pelo sistema, a escrituração é realizada por uma instituição financeira, que por fim se negocia os títulos no mercado de balcão da B3.

Sobre a Copersucar

A Copersucar S.A. é uma plataforma global integrada, líder e referência mundial na comercialização de açúcar e etanol. Seu modelo de negócio, considerado único, combina a oferta em larga escala de produtos de alta qualidade com uma plataforma integrada de logística, transporte, armazenamento e comercialização, no Brasil e no mercado internacional.

Focada em sustentabilidade, é neutra em carbono e positiva para o clima. Desde 2008, evitou mais de 70 milhões toneladas de CO2eq do meio ambiente com suas operações, volume equivalente a 500 milhões de árvores pelo período de 20 anos.

Na safra 2020/2021, apresentou faturamento líquido recorde de R$ 38,7 milhões e triplicou seu lucro líquido para R$ 375 milhões, comercializou mais de 11,1 bilhões de litros de etanol e 5,4 milhões de toneladas de açúcar, levando energia e alimento sustentável para o país e o mundo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo