Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Sucesso do ciclo reprodutivo das vacas de corte depende do escore ao parto e estação de monta

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Juliana Villa Real
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Trouw-Nutrition-Sucesso-do-ciclo-reprodutivo-das-vacas-de-corte-depende-do-escore-ao-parto-e-estacao-de-monta-Foto-Divulgacao Trouw-Nutrition-Sucesso-do-ciclo-reprodutivo-das-vacas-de-corte-depende-do-escore-ao-parto-e-estacao-de-monta-Foto-Divulgacao

Especialista da Trouw Nutrition destaca que o escore das vacas ao parto e durante a estação de monta são determinantes para o sucesso da cria.

‘’A estação de monta já começou e agora é o momento de ‘plantar’ os bezerros que iremos ‘colher`, ou seja, desmamar em 2023. Agora é hora de voltar o foco para a cria”, destaca João Benatti, gerente de produtos para Ruminantes da Trouw Nutrition.

Uma medida muito conhecida e determinante para o sucesso da cria é Escore de Condição Corporal (ECC), que classifica o animal por meio de uma avaliação visual. “As chances da vaca emprenhar são maiores quando o ECC está adequado. Quando você olha o animal de lado e consegue identificar todas as costelas, classificamos ela como ruim (ECC abaixo de 3 em uma escala de 1 a 5). O bom é quando no máximo as duas últimas costelas estão aparentes, esse é o ECC 3. A partir daí teremos um animal com maior chance de emprenhar”, reforça Benatti.

O especialista da Trouw Nutrition destaca que uma vaca que vai ser emprenhada precisa estar bem. No melhor dos casos ela precisa estar ganhando peso. “Após parir ela começa a produzir leite, o que reduz seu ECC e logo depois ela entra na estação de reprodução. Com isso, é importante fazer ela parir bem para que, mesmo após essa perda, ainda esteja com ECC adequado. Nós sabemos que as vezes as coisas saem do controle e a vaca acaba parindo magra, entrando em estação com ECC inadequado. Nesse cenários precisaremos ajudá-la com uma suplementação proteico ou proteico energética para evitar que a taxa de prenhez seja muito ruim.

“A estação reprodutiva deve começar a ser preparada lá na desmama do bezerro, quando ela para de produzir leite e podemos recuperar seu ECC. O animal precisa passar a seca sem perder peso para parir com bom escore, resultando em uma boa vaca na estação de monta. Mas para esse ano já não é mais possível fazer isso, então temos que pensar como ajudar essa vaca magra a emprenhar”, indica o gerente da Trouw Nutrition.

João Benatti alerta que a alta taxa de prenhez não é conquistada de uma hora para outra, mas sim construída por meio do manejo e de ajustes na dieta. “O trabalho é diário, mas o resultado vem na forma de mais prenhezes e bezerros com alto ganho de peso”.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo