Brasil,

Cresce o número de lideranças femininas no agronegócio

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carla Santos
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Em linha com as demandas ESG, distribuidora de produtos para saúde animal reforça política de diversidade de gênero e cria plano de capacitação de empreendedoras

A participação de mulheres nos cargos de liderança nas empresas tem crescido de forma expressiva nos últimos anos nos mais variados setores na economia, como resposta às demandas crescentes da sociedade e dos investidores. No agronegócio, a tarefa é mais complexa, à medida que o segmento tradicionalmente sempre foi comandado por homens. Ciente da importância dessa transformação, a VetBR, a mais completa distribuidora de produtos para saúde animal do País, decidiu reforçar a presença feminina nos seus quadros executivos. Em 2017, ano em que foi adquirida pelo Aqua Capital, maior gestor de fundos de private equity especializado em agronegócio da América Latina, havia cinco mulheres em cargos de gestão, número que saltou para 16 neste ano — o que representa 30% dos gestores da VetBR.

Na função de liderança, a VetBR considera cargos de diretoria, gerência, coordenação e supervisão. As mulheres da companhia que ocupam estas posições também estão em áreas tradicionalmente comandadas por homens, como em e-commerce, comercial, financeiro, crédito e cobrança, entre outras.

A estratégia de aumentar a diversidade de gênero está em linha com a visão do Aqua Capital, que tem entre suas premissas o atendimento ao recorte ESG, sigla em inglês para aspectos ambientais, sociais e de governança. O aprimoramento da política de diversidade de gênero na VetBR atende, portanto, ao pilar social do ESG, e se soma a outras iniciativas da empresa em termos ambientais e de estrutura de governança corporativa.

O aumento da participação feminina na VetBR não se restringe ao nível de gestão e direção: atualmente, dos 530 funcionários, elas correspondem a 35%, percentual que há quatro anos era de 15%. A expansão ocorre paralelamente ao crescimento das áreas de marketing e comercial, por exemplo, para atender às demandas do mercado com a implementação de novos Centros de Distribuição nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do País e, ainda, ao aumento da importância da divisão pet na operação da companhia.

Com o crescimento de dois dígitos das vendas de produtos para animais de estimação nos últimos anos no Brasil, apesar da pandemia, esse segmento já responde por 50% do faturamento da VetBR, que projeta encerrar o ano de 2021 em R$ 460 milhões.

Na avaliação da executiva Adriana Araújo, CFO da VetBR, ainda há um longo caminho de evolução da agenda de igualdade de gênero no agronegócio em geral, e na VetBR, em particular, a atenção à diversidade nos últimos anos anima a empresa a persistir nessa trilha. “Trabalhamos, por exemplo, na estruturação de programas de capacitação para oferecer ainda mais preparo e informação técnica para que as profissionais e empreendedoras do setor alcancem novas oportunidades. Esse tipo de ação acaba fomentando a ampliação da diversidade de gênero em toda a cadeia produtiva do agro”, analisa a CFO. Os programas, que devem ser lançados em 2022, incluem, entre outras matérias, estratégias para as áreas de marketing e financeira, assim como mecanismos de controle de custos e gestão comercial.

Na avaliação do CEO da VetBR, Antonio Fontes Machado, políticas de diversidade de gênero deveriam estar no topo da pauta das empresas de todos os setores. “Além de primordial para o avanço da sociedade, reforçar a presença feminina no mundo corporativo configura um grande diferencial competitivo, considerando que a cada dia mais os investidores preferem destinar recursos a ativos e projetos ESG”, completa.

Sobre a VETBR

A VETBR é a mais completa distribuidora de produtos de saúde animal para os mercados de pecuária e pet do Brasil. A companhia é investida do Aqua Capital, a maior gestora de fundos de investimento private equity especializada em agronegócio da América Latina. É reconhecida pela parceria com as principais indústrias de medicamentos e produtos veterinários e forte estrutura de vendas multicanais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar