Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Casa Branca Agropastoril realiza 1ª Prova de Desempenho de Fêmeas com foco na eficiência alimentar

Casa Branca Agropastoril realiza 1ª Prova de Desempenho de Fêmeas com foco na eficiência alimentar

A Casa Branca Agropastoril concluiu sua 1ª Prova de Desempenho de Fêmeas, realizada na Fazenda Santa Ester (Silvianópolis, MG), com o objetivo de avaliar o desempenho de diversas características de interesse econômico, entre as quais a eficiência alimentar, o ganho de peso e a deposição de gordura.

“A Casa Branca realiza provas de desempenho de machos desde 2012. Essa ferramenta é muito importante para a nosso processo de seleção. As fêmeas representam o bem mais valioso da propriedade, já que ficam vários anos no plantel e cumprem papel essencial no melhoramento genético. Então, por que não utilizar esse método de avaliação para identificar as melhores futuras mães?”, ressalta o criador Paulo de Castro Marques.

No total, participaram da prova 41 bezerras desmamadas das raças Angus, Ultrablack, Simental Black e Brahman, todas crias da Casa Branca. A avaliação iniciou-se em 22 de setembro e terminou em 1º de dezembro de 2021.

As fêmeas foram avaliadas três vezes ao longo da prova. Além da avaliação do consumo alimentar residual (CAR) e ganho de peso residual, foram mensuradas características morfológicas e relacionadas à adaptabilidade (exceto as bezerras Brahman). Todos os animais foram avaliados pela técnica de ultrassonografia de carcaça.

“A alimentação representa até 70% das despesas totais de produção. As fêmeas que consomem menos e são mais eficientes obviamente geram menos custos e são mais desejáveis”, explica a profa. Sarah Meirelles, do Departamento de Zootecnia da UFLA, que coordena a prova juntamente com o prof. Jaime Tarouco, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Tarouco é o responsável pela avaliação das carcaças por utrassonografia, que analisa gordura subcutânea, área de olho de lombo e gordura intramuscular. “Esse teste é extremamente eficaz para identificar a porção superior do plantel. São essas fêmeas que queremos manter e utilizar no processo de seleção.”, reforça o prof. Jaime Tarouco.

“O objetivo da prova é extremamente nobre: selecionar as fêmeas que queremos manter no nosso programa de reprodução. São elas as futuras mães de bezerros de alta qualidade, que crescerão mais rápido e podem ser tornar candidatos a touros”, complementa Fabiana Marques Borelli, diretora da Casa Branca.

“Avaliar as fêmeas jovens é mais uma inovação da Casa Branca, que trabalha para oferecer a melhor e mais eficiente genética à disposição da pecuária brasileira. Com isso, selecionamos animais mais produtivos, que convertem melhor e, no final da cadeia, proporcionam carne de melhor qualidade para atender à crescente demanda global”, ressalta Paulo de Castro Marques.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo