Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Trabalho vencedor da Etapa Nacional do Desafio Microbioma Brasil constatou que adubo biológico regula temperatura foliar da planta

Pelo segundo ano o tema microbiologia do solo foi discutido entre concorrentes de norte a sul do país

A Segunda Edição do Desafio Microbioma Brasil (DMB) se encerrou na última quinta-feira (02/12). Ao todo, consultores de norte a sul do país participaram com 25 experimentos conduzidos em diferentes culturas que avaliaram os efeitos do adubo biológico produzido com Microgeo®. O DMB é uma idealização dos fundadores da Microgeo️ (empresa 100% brasileira do setor de biológicos), sendo pioneiro no país e inspirado no evento internacional “Plant Microbiome Symposium”. “Mais uma vez nos surpreendemos com a qualidade dos trabalhos e dessa vez demos mais um passo. Terminamos com o sentimento de dever cumprido, pois atingimos o objetivo de incentivar discussões sobre a importância do microbioma na agricultura e a Etapa Nacional foi transmitida ao vivo, pelo nosso canal no Youtube, permanecendo acessível a todos. É a sustentabilidade na agricultura e a tecnologia da informação cada vez mais presente no agronegócio”, comemorou Paulo D´Andréa, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Microgeo.

O trabalho vencedor, de autoria dos consultores Prof. Dr. Carlos Alexandre Costa Crusciol e Dra. Gabriela Ferraz de Siqueira, realizado na área de uma Usina que fica na cidade de Colômbia, em São Paulo, demonstrou respostas fisiológicas da cana-de-açúcar e melhor desenvolvimento e produtividade vegetal a partir do uso do adubo biológico produzido com Microgeo®.

“As plantas tratadas com a Biotecnologia Microgeo® obtiveram redução na temperatura foliar, utilizando de maneira mais eficiente o CO2 e a água, o que foi algo muito inovador”, explicou o Prof. Dr. Rafael Otto, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ), que participou da banca avaliadora.

“Quando a temperatura da folha se iguala a do ar é sinal de que a planta não está conseguindo refrigerar o sistema e isso reduz a produção. O indicado é que, em uma temperatura média entre 30 e 35 graus, a folha esteja 1 grau abaixo da temperatura do ar, resultado alcançado através do uso do Adubo Biológico”, explicou a vencedora da Etapa Nacional, Dra. Gabriela Ferraz de Siqueira.

Houve melhora considerável na eficiência de utilização da água, o que torna a planta mais tolerante em situação de seca e estresse hídrico, foi obtido maior crescimento, aumento no diâmetro, número de colmos e melhor sobrevivência de perfilhos, gerando ganho de 10% em produtividade da cana-de-açúcar e aumento de 1,2 toneladas de açúcar por hectare.

Os ganhadores de cada etapa regional receberam um voucher de viagem como reconhecimento. O trabalho vencedor da Etapa Nacional será publicado em uma revista de prestígio e o consultor participará do evento internacional “Plant Microbiome Symposium”, com tudo pago pela Microgeo, que acontecerá na Escócia em 2022.

“Agradecemos a toda equipe Microgeo pela parceria e oportunidade. Isto é só o começo, ainda tem muito por vir. Com todos esses resultados, nossa ideia é mesmo compartilhar esses estudos”, comemorou a vencedora da Etapa Nacional, Dra. Gabriela.

As inscrições para a 3ª edição do Desafio Microbioma Brasil já estão abertas. Os consultores deverão acessar o site https://microgeo.com.br/site/dmb/, realizar a inscrição com o protocolo a ser utilizado no experimento.

Sobre a Microgeo

Fundada no ano de 2000, na cidade de Limeira-SP, a Microgeo é uma empresa 100% brasileira do setor de biológicos, com foco na produção e comercialização da inovadora tecnologia MICROGEO® – um componente balanceado que nutre, regula e mantém a produção contínua do Adubo Biológico através do Processo de Compostagem Líquida Contínua (CLC®). A solução é a única no mercado que maneja e restabelece o microbioma do solo, e está presente em todos os estados do Brasil, além dos países vizinhos, como Paraguai e Uruguai. O adubo biológico produzido com Microgeo pode ser aplicado via pulverização, fertirrigação, independente das condições climáticas em conjunto com outros insumos como defensivos químicos ou biológicos e fertilizantes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo