Brasil,

Ao produzir até 6 toneladas a mais por hectare, irrigação por gotejamento tem papel fundamental na produção sustentável de alimento

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariana Cremasco
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Por Gabriela Terra, Especialista Agronômica Netafim

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), prevê uma população de 10 bilhões de pessoas até o ano de 2050. Atrelado a isso, cresce também a demanda por alimentos em todo mundo, necessitando produzir 70% a mais do que é produzido hoje.

Como agravante, temos observado nos últimos anos uma grande instabilidade climática e redução na expansão de áreas agricultáveis. Portanto, necessitamos produzir mais alimentos na mesma área antes plantada.

Para conseguirmos produzir alimentos para tanta gente de forma sustentável, se faz necessário produções mais eficientes e tecnologias que auxiliem os agricultores nesta jornada. Vemos assim um enorme potencial da irrigação localizada nesse contexto, sendo possível em um hectare irrigado produzir 6 toneladas a mais de alimento.

A irrigação localizada é uma tecnologia que busca soluções sustentáveis para a agricultura. Além de produzir mais na mesma área, ela também vai ao encontro do plano de agricultura de baixo carbono (ABC), pois permite uma adaptação às enormes mudanças climáticas, mitiga a emissão de carbono, e, consequentemente, reduz os gases de efeito estufa (GEE), além de otimizar os recursos como fertilizantes e produtos para proteção de cultivo.

Cada vez mais vemos a necessidade de uso de técnicas que auxiliem agricultores a produzirem alimentos sem necessidade de expansão de área, tal como a irrigação localizada, pois, além de trazer inúmeros benefícios para a conservação de recursos ambientais, também permitem elevados níveis de produtividade e racionalização de água, energia e fertilizantes.

Quanto pensamos por exemplo na cultura do café arábica, temos áreas de sequeiro que demandaram 40 milímetros de água para se produzir uma saca de café, levando em consideração a água da chuva, que infelizmente não é uniforme dentro de um ano agrícola.

Quando pegamos um caso de irrigação localizada, no mesmo município foi demandado 25 milímetros de água para se produzir 1 saca de café, levando em consideração água da chuva somado com a irrigação, chamamos esse fato de produtividade da água.

Essa maior eficiência da água é possível pois quando utilizamos a tecnologia da irrigação localizada conseguimos fornecer água de forma uniforme dentro do ciclo produtivo, e o mais importante, nas fases de maior demanda das plantas, que seria florada e frutificação, produzindo grãos mais graúdos e mais pesados, gastando menos grãos para se formar uma saca.

Sobre a Netafim

Fundada em um pequeno kibbutz em Israel há mais de 50 anos, a Netafim é pioneira e líder mundial em soluções para irrigação. Com atuação em mais de 110 países, chegou ao Brasil na década de 1990, com um portfólio completo de produtos e soluções inovadoras de irrigação por gotejamento, que visam contribuir com o eficiente uso da água, aumentando a produtividade na agricultura e trazendo mais tranquilidade ao produtor rural.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar