Brasil,

Mosaic Fertilizantes investe US$ 12 milhões em tecnologia nas usinas de fosfato

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  CDN
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Projeto inovador atrelado aos conceitos de ESG confere maior sustentabilidade na extração e produção de concentrado fosfático

A Mosaic Fertilizantes, uma das maiores produtoras de fosfato e potássio combinados, entra em uma etapa pioneira na produção de concentrado fosfático. Com aporte de US$ 12 milhões em equipamentos e mudanças de rotas de processo, o projeto Recuperação em Massa ampliou a eficiência do uso do recurso mineral fosfático das unidades de Tapira (MG) e Catalão (GO).

Graças ao investimento em inovação, no primeiro trimestre deste ano, houve um incremento relativo de 3,1% no desempenho de produção. Até dezembro de 2022, a previsão é que essa porcentagem mais que dobre, chegando a 7%, ou seja 150kt/ano, aproximadamente. O ganho de produtividade está associado à queda do custo do concentrado fosfático por tonelada, com melhor aproveitamento da rocha nas unidades.

Uma das tecnologias inéditas na indústria brasileira de fosfato, usadas neste projeto, é um analisador on-line de processos de britagem e flotação, que oferece aos operadores informações precisas e em tempo real para tomada de decisão, processos que antes levavam algumas horas para serem avaliados.

De acordo com o vice-presidente de Operações da Mosaic Fertilizantes, Elias Lima, esse investimento destaca o comprometimento da empresa em inovação e modernização das plantas, garantindo e melhorando a sustentabilidade das produções. “Na Mosaic Fertilizantes, inovação e tecnologia são consideradas meios e aceleradores do negócio. Este projeto vem para implementar automação, inovação e transformação digital nas usinas, bem como a transformação dos equipamentos e sistemas envolvidos nos processos. O auxílio dos softwares viabiliza respostas mais imediatas e, principalmente, baseadas em sistemas. O resultado é um ganho expressivo em produtividade, mesmo ainda em fase de investimento”, explica.

A inovação nas unidades veio acompanhada de capacitação e engajamento dos funcionários, por meio de reuniões, comunicação direta e workshops, uma vez que habilidades para lidar com novos recursos, flexibilidade e adaptação às novas maneiras de solucionar problemas estão entre os diferenciais dos profissionais do futuro.

“Acreditamos que tecnologia de ponta na empresa só é efetiva se tivermos os times evoluindo conosco. Estas mudanças são significativas em nossas operações e para as nossas pessoas, exigindo muito dos funcionários, mas também representando inúmeras oportunidades de aprendizado e desenvolvimento. Afinal de contas, nenhum sistema trará agilidade, assertividade, eficiência e resultados ao nosso negócio sem profissionais capacitados para utilizá-lo”, pontua Lima.

A modernização está atrelada aos conceitos de Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG). No que tange os valores de governança corporativa e social, o projeto foi implementado com ética, transparência e engajamento dos profissionais. E, quanto aos fatores ambientais, os novos maquinários contribuem para a eficiência e sustentabilidade da usina já que garantem maior produtividade, mais eficiência dos recursos naturais, melhoria da gestão dos resíduos, redução dos desperdícios, diminuição dos resíduos, e menor impacto ambiental.

Com este projeto, há um ganho exclusivo em sustentabilidade. “Ao melhorarmos a eficiência da produção, temos ganho do concentrado fosfático por mineral extraído e, como consequência, conseguimos diminuir o desperdício, gerando menos resíduos. Assim, alcançamos melhor gestão do recurso natural e menor impacto ambiental, além de estender a vida útil da barragem de rejeitos”, ressalta.

Sobre Mosaic Fertilizantes

Com a missão de ajudar o mundo a produzir os alimentos de que precisa, a Mosaic atua da mina ao campo. A empresa entrega cerca de 27,2 milhões de toneladas de fertilizantes ao ano para 40 países, sendo uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados. No Brasil, por meio da Mosaic Fertilizantes, opera na mineração, produção, importação, comercialização e distribuição de fertilizantes para aplicação em diversas culturas agrícolas, ingredientes para nutrição animal e produtos industriais. Presente em dez estados brasileiros e no Paraguai, a empresa promove ações que visam transformar a produtividade do campo, a realidade dos locais onde atua e a disponibilidade de alimentos no mundo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar