Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Como os inseticidas são usados no agronegócio?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Cristiani Custódio
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Lavoura de soja - Divulgação Lavoura de soja - Divulgação

Produtos servem para proteger a cultura contra o ataque de pragas e aumentar o rendimento do produtor

O desenvolvimento do agronegócio é alimentado pelo avanço das tecnologias aplicadas ao campo. Elas contribuem para lavouras cada vez mais produtivas, rentáveis, e no manejo adequado e sustentável ao longo do ciclo – principalmente no controle de pragas.

Um dos grandes desafios enfrentados pelos produtores, as pragas podem causar sérios danos à cultura, comprometendo o desenvolvimento saudável das plantas e, consequentemente, a produtividade. Por isso, controlá-las é essencial para obter resultados superiores na colheita.

Manejo Integrado de Pragas (MIP)

O Manejo Integrado de Pragas (MIP) é um sistema adotado na agricultura para controlar os níveis de densidade populacional das espécies por meio de técnicas apropriadas que utilizam as boas práticas agrícolas no campo, com o objetivo de manter a sanidade da lavoura e evitar que as pragas causem dano econômico à cultura.

Algumas das boas práticas agrícolas aplicadas no MIP, estão:

- Rotação de culturas: alternar diferentes culturas em um determinado espaço de tempo e na mesma área produtiva é uma prática que contribui para a recuperação do solo e o controle de pragas e doenças na lavoura;
- Monitoramento constante: essa prática é essencial no manejo para acompanhar a evolução das populações de pragas no campo, sendo possível verificar, por meio de amostragens, quais os níveis de danos causados pelos insetos;
- Tratamento de sementes: é uma prática que tem como objetivo o controle de pragas e doenças iniciais na cultura, protegendo as sementes, as raízes e a parte aérea das plantas recém-emergidas;
- Controle biológico: o uso de inimigos naturais proporciona o controle de insetos-praga. Geralmente, são espécies de predadores e parasitoides que não interferem no desenvolvimento da cultura;
- Controle químico: quando o aumento populacional de uma praga atinge níveis que causam dano econômico à lavoura, o produtor pode realizar o controle por meio da aplicação de inseticida, com modos de ação eficazes que promovam o fim dos ataques e o desenvolvimento saudável das plantas.

A eficiência dos inseticidas na lavoura

Dentro do MIP, o uso de inseticidas é essencial para o controle de pragas quando aliado às boas boas práticas agrícolas, pois as soluções apresentam tecnologias eficazes contra os insetos-alvo, além de seletividade, ou seja, não causam prejuízos aos inimigos naturais.

Os inseticidas podem ser classificados de acordo com seu modo de ação sobre as pragas. Dentro desse cenário, destacamos a seguinte classificação dos inseticidas:

- Ingestão: penetra no organismo da praga por via oral. É absorvido pelo intestino médio, circula na hemolinfa e atinge o sistema nervoso;
- Contato: a sua ação se dá pelo contato com o corpo do inseto, penetrando na epicutícula e sendo conduzido através do tegumento, onde atuará sobre as terminações nervosas. Pode matar insetos-praga pelo simples contato com superfícies atingidas pelo inseticida;
- Fumigação: o inseticida age pelas vias respiratórias, devendo ser inalado na forma de gás pela praga;
- Profundidade: atinge as pragas através do tecido vegetal (ação translaminar), por exemplo, sob uma folha ou dentro de um fruto;
- Sistêmico: após ser aplicado sobre folhas, troncos, ramos, raízes e sementes, o inseticida é absorvido e circula com a seiva para todas as partes da planta.

Essas ações podem estar combinadas entre si, isto é, um inseticida pode possuir ação de contato e sistemicidade ou contato e ingestão. É importante ressaltar que a tomada de decisão deve ser orientada por um técnico agrônomo que auxiliará, inclusive, na recomendação da solução ideal com os modos de ação necessários para conter o ataque de pragas. Seguir as recomendações da bula também é importante para evitar a fitotoxicidade e ter o máximo potencial de controle no manejo de pragas.

Os inseticidas agrícolas são os grandes responsáveis pelo controle de pragas nas lavouras e, consequentemente, pela qualidade dos alimentos. Para evitar problemas de saúde e também de ordem pública, é importante estar atento às regras disponíveis nas mais diversas legislações de órgãos como o Ministério da Agricultura.

Sobre a Macfor

Criada em 2016, a AdTech especializada em consultoria de growth hacking, Macfor é uma agência de marketing digital full service com squads dedicados a cada cliente para criar e executar planos estratégicos de comunicação. Formada por especialistas de diferentes áreas do digital, a empresa oferece consultoria estratégica para projetos sob medida por meio de quatro verticais de negócios: Consulting, Content, AdTech, Analytics. Dentro de cada vertical, a Macfor viabiliza execuções táticas e soluções que vão desde Marketing Digital de alta performance, Transformação Digital, Growth Hacking, UI & UX, Inbound Marketing, Business Inteligence até estratégias de SEO. Considerada a primeira consultoria de Matemarketing no Brasil, a Macfor utiliza tecnologia aliada à ciência de dados para alcançar os melhores resultados qualificados em tráfego, leads, relacionamento, vendas e conversões para grandes marcas como: Syngenta, UOL, Bunge, FarmaDelivery e Movile.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo