Brasil,

Fornecimento de forragem de qualidade para vacas leiteiras é estratégia lucrativa para a atividade

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariele Previdi
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Fornecimento de forragem de qualidade para vacas leiteiras é estratégia lucrativa para a atividade

Desempenho dos animais é otimizado com suplementação neste sistema de nutrição

No cenário da produção de leite no Brasil, a criação do rebanho a pasto tem uma importante representatividade no volume total da produção do alimento, mas que pede uma atenção diferenciada na nutrição dos animais, que precisa ser mais eficiente e consolidada. Isso significa que a base da alimentação precisa ser nutritiva, barata e de fácil oferecimento aos bovinos.

“O ponto básico deste sistema é que a vaca precisa ter oportunidade de consumir o máximo possível de forragem de boa qualidade, pois, por serem ruminantes, elas conseguem aproveitar os nutrientes dos alimentos fibrosos, pela ação dos microrganismos ruminais. Deste modo, sendo o pasto um alimento de custo relativamente baixo na produção de bovinos, aproveitá-lo da melhor maneira significa maior vantagem financeira na produção”, explica Letícia Santos, responsável técnica da Minerthal.

Vale ressaltar que um sistema de produção de leite em pasto é caracterizado como aquele que explora as pastagens, por meio do cultivo de forrageiras adaptadas às condições climáticas da região, com estrutura adequada para o melhor manejo de pastejo e conforto dos animais.

Nesse contexto, a responsável técnica ainda destaca que o ideal é que esta pastagem seja livre de plantas invasoras, pragas e doenças, e que sejam realizadas correção do solo e adubação. “Para um sistema eficiente, é preciso que os animais tenham potencial genético para converter a pastagem consumida em quantidade e qualidade de leite. Desta forma, esse sistema a pasto oferece maior segurança em relação aos altos preços de insumos, já que hoje em dia, não há alimento base na dieta de vacas leiteiras mais barato que o pasto”.

Quantidade de alimento x número de animais

Outro ponto de relevância para uma produção mais eficiente é analisar as características do pasto e, a partir disso, utilizar taxas de lotação adequadas para cultivar escolhida, para não haver super ou subpastejo.

“O pastejo rotacionado é bem utilizado. Esta prática consiste em uma subdivisão de área em piquetes, com objetivo de fornecer ao animal um capim em ótimo ponto de colheita, o que beneficia a forrageira, por respeitar o tempo de crescimento, além de permitir aumento da taxa de lotação, tornando mais eficiente o uso da área”, destaca Letícia.

Suplementar os nutrientes que o pasto não contempla e que são exigidos pelos animais é uma prática que ajuda a explorar o máximo desempenho neste sistema. Para isto, é indicado suplementar minerais, vitaminas, proteína e energia, dependendo da necessidade animal e da meta de desempenho.

“A Minerthal conta com uma ampla linha de núcleos para diferentes perfis de fazendas, sendo núcleos apenas com minerais e vitaminas, com aditivo melhorador de desempenho, aditivo probiótico, minerais orgânicos, adsorvente de micotoxina e tamponantes”, finaliza Letícia dos Santos.

Sobre a Minerthal

A Minerthal Produtos Agropecuários, fundada em 1973, atua em âmbito nacional, levando ao mercado uma linha completa de produtos capaz de suprir as necessidades dos pecuaristas nos sistemas produtivos de pecuária de corte (cria, recria e/ou engorda e confinamento), pecuária de leite e indústrias ligadas à pecuária, em qualquer época do ano.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar