Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Negócios de turismo responsável e produção de frutos nativos da Mata Atlântica são destaque do Programa Natureza Empreendedora 2021

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Giovanna Leopoldi
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Terceira edição do programa na Grande Reserva Mata Atlântica acelerou 15 negócios de impacto socioambiental positivo de São Paulo, Paraná e Santa Catarina

A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza anunciou nesta sexta-feira (12) os três negócios de impacto socioambiental positivo vencedores da edição 2021 do Programa Natureza Empreendedora na Grande Reserva Mata Atlântica, o maior remanescente contínuo do bioma no Brasil. Foram destaque a iniciativa de turismo sustentável Gond Local; a empresa de produção de frutas nativas para comercialização Os Sertanistas Frutas Nativas; e a empresa de atividades de aventura Rio Abaixo. Além da capacitação recebida ao longo do programa, visando a aceleração dos negócios, a primeira receberá prêmio de R$ 10 mil, enquanto as outras duas ganharão R$ 5 mil cada.

Com execução técnica do Sebrae, o Natureza Empreendedora está em sua terceira edição e é uma iniciativa que busca fortalecer e dar visibilidade a negócios que contribuam com a conservação da biodiversidade nos 50 municípios da Grande Reserva Mata Atlântica, que se estende por parte do litoral e Serra do Mar dos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

“Temos cada vez mais convicção de que as empresas – assim como governos, organizações da sociedade civil e os cidadãos de forma geral – necessitam gerar impacto ambiental positivo a partir de suas atividades. Sem um planeta saudável não é possível que os negócios prosperem. Essa é uma realidade com potencial latente na região da Grande Reserva Mata Atlântica e, por isso, é importante que esses negócios sejam estimulados e fomentados. Queremos ‘acelerar’ iniciativas que preservam a Mata Atlântica”, explica o gerente de Economia da Biodiversidade da Fundação Grupo Boticário, Guilherme Karam.

Os negócios ganhadores do Natureza Empreendedora foram selecionados por um comitê que avaliou critérios como viabilidade técnica e econômica, impacto ambiental positivo e visão de futuro. Eles foram escolhidos a partir de um grupo de 15 empreendimentos finalistas sediados em 11 municípios da região: Campo Alegre (Bio Cult SC), Cananéia (Jardim Mirim), Curitiba (LaLuz Brasil e Gond Local by Gondwana Brasil), Eldorado (LumiBio – Agroflorestas), Jaraguá do Sul (Nanica Chic – Eco Moda), Joinville (Mundo Vertical e Reliqua Compostagem), Juquitiba (Rio Abaixo Aventuras e Floresta kiCura), Morretes (Chácara Agroflorestal da Terra), Paranaguá (Cíclica), Piraquara (Doce Alvorada) e São Miguel Arcanjo (O Sertanista Frutas Nativas e Monkey Safari).

Os vencedores

A Gond Local é uma iniciativa da Gondwana Brasil, operadora de turismo formada por mulheres, com mais de 20 anos de experiência e que tem o propósito de proporcionar viagens que promovam interações significativas entre viajantes, comunidades locais e o meio ambiente, levando a transformações sociais que possam promover um impacto positivo.

As tendências de turismo no pós-pandemia apontaram que os principais interesses dos viajantes incluem muitos valores imateriais. Existe um desejo por experiências e por conhecer novos lugares com áreas naturais, outras formas de vida e culturas e de experimentarem viagens com potencial de engajamento transformador. A empresa busca conectar a oferta de produtos baseados no turismo responsável com o mercado consumidor, gerando renda para as comunidades envolvidas, e ainda trabalhar na proteção desses ambientes e na valorização da cultura.

Localizada em Curitiba (PR), a empresa busca com o turismo consciente gerar impactos positivos, valorizando o modo de vida conectado com a natureza. As viagens são organizadas de forma responsável e colaborativa, com elementos que possibilitem novos aprendizados e uma imersão na cultura local. No primeiro ano de funcionamento, durante a pandemia, conseguiram envolver 20 empreendedores locais, impactados diretamente pelas atividades.

De São Miguel Arcanjo (SP), O Sertanista Frutas Nativas produz e incentiva novos plantios de frutas nativas da Mata Atlântica, em especial o cambuci. A ideia da empresa é ampliar a oferta e o acesso da população aos produtos nativos da Mata Atlântica. Para isso, tem operado no mapeamento e apoio a produtores rurais locais para a implantação dos pomares, de forma que, futuramente, façam parte da rede de fornecedores da empresa. O plantio comercial surge como uma maneira sustentável para a produção de frutos tanto para alimentação humana, quanto para a fauna.

Sediada em Juquitiba (SP), a Rio Abaixo Aventuras é uma empresa que oferece serviços de aventura, como trilhas, rafting, tirolesa e mega rampa. Por meio do turismo pedagógico, oferece uma abordagem renovada, que promove uma nova visão da conservação do meio ambiente para escolas, pais e educadores. As atividades lúdicas e vivenciais são apresentadas como uma alternativa para explorar a temática em disciplinas como matemática e ciências, ampliando a interação dos estudantes com a natureza.

Sobre a Fundação Grupo Boticário

Com 30 anos de história, a Fundação Grupo Boticário é uma das principais fundações empresariais do Brasil que atuam para proteger a natureza brasileira. A instituição atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada nos negócios e em políticas públicas e apoia ações que aproximem diferentes atores e mecanismos em busca de soluções para os principais desafios ambientais, sociais e econômicos. Já apoiou cerca de 1.600 iniciativas em todos os biomas no país. Protege duas áreas de Mata Atlântica e Cerrado – os biomas mais ameaçados do Brasil –, somando 11 mil hectares, o equivalente a 70 Parques do Ibirapuera. Com mais de 1,2 milhão de seguidores nas redes sociais, busca também aproximar a natureza do cotidiano das pessoas. A Fundação é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador de O Boticário e atual presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário. A instituição foi criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo