Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Projeto apresentado na FIciencias propõe alternativa orgânica para o uso de agroquímicos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Alexandre Ferreira Nonato
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

A proposta, desenvolvida pela estudante Kétlyn Victoria Turetta, contribui com a preservação do meio ambiente e a saúde humana.

A aluna do 3ª ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre, de Toledo, no Oeste do Paraná, Kétlyn Victoria Turetta, desenvolveu um projeto que propõe a utilização de caldas orgânicas no controle de pragas e doenças em plantações agrícolas. A ideia surgiu a partir de uma situação que a estudante observou em casa: a sua mãe cultivava diversas plantas na horta, porém, sempre tinha problemas com pulgões e antracnose.

Kétlyn levou a proposta de resolver o problema de forma orgânica, contribuindo com meio ambiente e a saúde humana, para a sua orientadora, Dionéia Schauren. “Também observei que os produtores utilizam muitos agroquímicos para controlar tanto o pulgão como a antracnose. Então começamos a pesquisar na literatura diversas coisas que poderiam auxiliar no desenvolvimento de caldas que pudessem substituir a utilização de agroquímicos”, contou a estudante.

Alimento orgânico

Segundo a orientadora, que é agente educacional e atua como laboratorista, o projeto fundamentou-se na formulação de uma calda orgânica que, além de aumentar a produtividade, proporciona a produção de um alimento saudável sem causar o impacto negativo que agroquímico tem na natureza.

“O objetivo do trabalho é o desenvolvimento de uma calda alternativa que funcione contra a antracnose e que também seja um repelente de pulgões e outros insetos que prejudicam a oleicultura”, explicou Dionéia. “Proporcionando alimentos saudáveis, com qualidade boa, ou seja, semelhantes aos produzidos com agroquímicos. Além de ecologicamente correta, sem espantar os agentes (insetos) polinizadores”, complementou a orientadora.

A estudante contou que, com o tempo, o projeto foi se desenvolvendo cada vez mais, até chegar no formato atual: caldas orgânicas compostas por alho, urina de vaca, enxofre e folhas de alamanda e uva-do-japão. “O desenvolvimento das caldas foi baseado por meio de testes nas plantas de quiabo e de milho, porque observamos que tem uma grande incidência, tanto do pulgão como da antracnose, nessas produções. O projeto também propõe a utilização das caldas no desenvolvimento das sementes para o controle invitro do patógeno causador da antracnose e a realização de testes para analisar a influência no pH do solo”, explicou. “O projeto ainda está em desenvolvimento, porém, até o momento, mostram-se eficazes para todos os objetivos, apresentando ótimos resultados”, ressaltou Kétlyn.

Oportunidades

De acordo com a aluna, o trabalho proporcionou diversas oportunidades: “Ele me auxiliou tanto no meu desenvolvimento pessoal como profissional, porque, com ele, tive diversas oportunidades de participar de feiras de ciências, como a FIciencias. É algo que eu realmente me apaixonei no ensino médio e eu quero continuar a fazer. Me ajudou inclusive na escolha do que eu desejo para o meu futuro, que é fazer de faculdade de ciências biológicas”, disse.

Sobre a feira, Kétlyn conta que participa desde 2017, quando o trabalho estava no início. “A FIciencias é uma feira do coração para a gente porque eu participo desde 2017 quando o meu projeto estava na primeira fase, foi uma feira que viu o meu projeto crescer desde que ele surgiu até hoje. Como estou saindo do ensino médio fiz questão de me inscrever nesta edição, também porque é sempre muito acolhedor participar, uma oportunidade incrível”, concluiu.

Conforme a orientadora, todos os anos o objetivo dos alunos do colégio é participar da feira. “Nós temos um carinho imenso pela FIciencias e por toda equipe que nos acolhe de uma forma incrível. Participar, mesmo que remotamente, é maravilhoso. É certo que vamos submeter trabalhos todos os anos”, finaliza.

FIciencias

A FIciencias 2021, realizada Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR) e pela Itaipu Binacional, em parceria com 6 universidades, teve início na última segunda-feira (08) e segue até a tarde desta sexta-feira (12), quando a partir das 16h, vão ser conhecidos os projetos premiados.

A programação ocorre 100% online com transmissão pelo canal do youtube https://youtube.com/c/FIcienciasFeira.

Destinada a estudantes, do ensino fundamental e médio, a feira chega a sua 10ª edição com o objetivo de apresentar ideias criativas e inovadoras, em diversas áreas das ciências.

Nas 9 edições anteriores, a FIciencias contou com 22.726 participantes de 1.289 escolas da Argentina, do Paraguai e do Brasil (Paraná e Santa Catarina).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo