Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Estresse hídrico: um dia a conta chega!

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Amanda Pimentel
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Valter Casarin - Coordenador Científico NPV

A crise de fornecimento de água parece caminhar para um problema sério em nosso planeta. A previsão da ONU é que, para o ano de 2025, um terço da população seja afetada pelo estresse hídrico, e isto não está longe de acontecer caso a atual situação não melhore.

O estresse hídrico é uma situação crítica que surge quando os recursos naturais disponíveis são menores do que a demanda por ele. O crescimento da população mundial e do setor industrial colocam uma grande pressão sobre a disponibilidade de água, destacando a interferência humana como um dos principais fatores para que esse estresse ocorra.

Outros fatores têm contribuído para o estresse hídrico, como o desperdício de água devido às mudanças nos padrões de consumo, mudanças climáticas (secas, ondas de calor, inundações, etc), desmatamento e aquecimento global, levando a emissão de gases de efeito estufa. As áreas afetadas pela presença do estresse hídrico já estão se tornando um problema de saúde pública, afetando significativamente a economia e a política.

As plantas são afetadas consideravelmente pelo estresse hídrico, tendo como consequência a diminuição no crescimento e redução na produção de alimentos.

Segundo a definição dada pelos biólogos, o estresse hídrico nas plantas é quando essas são colocadas em condições ambientais onde a quantidade de água transpirada pela planta é maior do que a quantidade que ela absorve. Em nosso país, este cenário é característico principalmente em períodos de seca.

A água é essencial para as plantas em todos os níveis. No nível molecular, a água atua como uma matriz para todas as reações enzimáticas na fase fotoquímica da fotossíntese fornecendo hidrogênio e oxigênio. No celular, a água tem um impacto direto na arquitetura dos órgãos e em seu alongamento. Finalmente, no nível da planta, permite a assimilação dos nutrientes presentes no solo, e a sua migração para a parte aérea da planta, ao mesmo tempo que garante a regulação térmica dos tecidos expostos ao sol. Consequentemente, um déficit hídrico prolongado altera os componentes da produção. E os efeitos negativos do estresse hídrico nas culturas agrícolas podem ser vários, como:

- O número de flores e, portanto, o número de frutos e sementes produzidos, resultando em uma diminuição na produção agrícola;

- Ocorre a redução no tamanho do fruto e sementes, levando novamente a uma queda na produção agrícola;

- As plantas ficam mais sensíveis ao ataque de pragas e doenças, ocorrendo significativas perdas de qualidade do produto colhido, tornando inadequados para o mercado;

- Com o desenvolvimento reduzido do sistema radicular e a falta de água no solo, o aproveitamento do fertilizante aplicado é muito baixo, afetando consideravelmente a nutrição da planta.

A tolerância ao estresse hídrico é diferente entre as culturas, por exemplo, o tomate é mais tolerante que o pimentão e o pepino. Algumas plantas alteram seus processos fisiológicos para conservar a água, enquanto continuam a crescer. Embora essa adaptação permita que algumas culturas tolerantes sobrevivam, onde outras culturas teriam sofrido danos irreparáveis, o estresse hídrico prolongado, no entanto, afeta a produtividade, pois custa muita energia à cultura.

Mais do que qualquer outro tipo de estresse, o hídrico afeta principalmente o crescimento e a produtividade da planta, bem como a qualidade dos frutos produzidos. Em reação a ele, este último item pode desenvolver estratégias de controle para reiniciar seu crescimento e aumentar seu potencial de produtividade, por exemplo, promovendo o desenvolvimento de novas raízes, muitas vezes em uma área próxima à superfície, a fim de absorver mais água.

A iniciativa Nutrientes Para Vida (NPV), tem como missão destacar e informar a população a respeito da relevância dos fertilizantes para o aumento da qualidade e segurança da produção alimentar, mediante o uso da quantidade adequada de nutrientes no cultivo dos alimentos e, consequentemente, proporcionando a melhoria da nutrição e saúde humanas.

Sobre a NPV

A NPV - Nutrientes para a Vida - nasceu com objetivo de melhorar a percepção da população urbana em relação às funções e os benefícios dos fertilizantes para a saúde humana. Braço da fundação norte-americana NFL – Nutrients For Life - no Brasil, a NPV trabalha baseada em informações científicas. O uso de fertilizantes de forma responsável e correta é o caminho para oferecer à sociedade oportunidade para maior segurança alimentar e qualidade nutricional dos alimentos e, sobretudo, produzindo de forma sustentável e com total respeito ao ambiente. Nutrir o solo, através dos fertilizantes, é a forma mais sensata de produzir alimentos em quantidade e qualidade para as pessoas, além de valorizar a preservação de nossas florestas.

A missão da NPV é esclarecer e informar a sociedade brasileira, com base em estudos científicos, sobre a importância e os benefícios dos fertilizantes na produção e qualidade dos alimentos, bem como sobre sua utilização adequada.

A NPV tem sua sede no Brasil, é mantida pela ANDA (Associação Nacional para Difusão de Adubos) e operada pela Biomarketing. A iniciativa conta ainda com parceiros como: Esalq/USP, IAC, UFMT, UFLA e UFPR.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar