Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Com apenas uma safra de adubação biológica, plantação de algodão já apresenta incremento na produtividade

Números foram apresentados durante a etapa Cerrado Oeste do 'Desafio Microbioma Brasil' (DMB)

Menor resistência a penetração nos testes do penetrômetro e incremento frente a testemunha de 14,94 arrobas na produtividade da cultura de algodão. Esses foram os principais resultados apontados pelo Engenheiro Agrônomo Guilherme Ohl, da Consultoria CERES, em relação ao experimento apresentado durante a etapa Cerrado Oeste do 'Desafio Microbioma Brasil' (DMB).

O experimento, que tinha como objetivo avaliar os efeitos da aplicação do adubo biológico produzido com Microgeo® sobre os componentes produtivos e qualitativos da cultura do algodão, foi realizado na Estação Experimental Ceres Consultoria, que fica na cidade de Primavera do Leste (MT), durante a safra 2020/21. As aplicações foram feitas via sulco de plantio e foliar.

“O algodão é uma das culturas que a gente trabalha a vida do solo há muitos anos. Quem tem parente que plantou algodão em São Paulo e no Paraná na década de 80 sabe que esse pessoal falava que a gente tinha que amansar o solo. O algodão é muito ineficiente para absorção de alguns nutrientes, principalmente o fósforo. E a gente fez esse trabalho com a Biotecnologia Microgeo® pensando nisso, como fonte de melhoria da vida do solo”, explicou Ohl.

Durante a apresentação, o consultor contou que pretende continuar as análises e experimentos com a adubação biológica, especialmente em avaliações de fertilidade de solo. Em relação aos resultados, ele se disse muito satisfeito, pois a aplicação da Biotecnologia Microgeo® mostrou que realmente ajudou o algodão a buscar mais produtividade tanto em arroba de caroço, quanto de fibra e também uma massa de capulho superior. "Isso foi muito interessante para uma aplicação de primeiro ano já respondendo. Uma produtividade quase que 4% acima do tratamento padrão, já valendo seu investimento, seu custo benefício", disse Ohl.

O DMB é uma idealização dos fundadores da Microgeo️, empresa 100% brasileira do setor de biológicos, é pioneiro no país e foi inspirado no evento de âmbito internacional “Plant Microbiome Symposium”. Voltado às instituições de pesquisa e consultores do ramo do agronegócio, o objetivo do desafio é incentivar discussões sobre a importância do microbioma do solo na agricultura. Além disso, a proposta é compartilhar com agricultores de todo o país os resultados obtidos com o uso do adubo biológico produzido com Microgeo®, em propriedades participantes de 4 regiões do Brasil, para a prática da sustentabilidade no agronegócio. “É muito gratificante ver que os consultores de todo país têm se empenhado nos experimentos e vêm obtendo resultados positivos em diferentes culturas. Com isso garantimos o objetivo do Desafio que é divulgar experiências e resultados que facilitem a vida dos produtores”, disse Paulo D´Andréa, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Microgeo.

Sobre a Microgeo

Fundada no ano de 2000, na cidade de Limeira-SP, a Microgeo é uma empresa 100% brasileira do setor de biológicos, com foco na produção e comercialização da inovadora tecnologia MICROGEO® – um componente balanceado que nutre, regula e mantém a produção contínua do Adubo Biológico através do Processo de Compostagem Líquida Contínua (CLC®). A solução é a única no mercado que maneja e restabelece o microbioma do solo, e está presente em todos os estados do Brasil, além dos países vizinhos, como Paraguai e Uruguai. O adubo biológico produzido com Microgeo pode ser aplicado via pulverização, fertirrigação, independente das condições climáticas em conjunto com outros insumos como defensivos químicos ou biológicos e fertilizantes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo