Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Agricultura irrigada em ambientes salinos é tema de lançamento de livro no canal da Codevasf no YouTube

A produção agrícola em áreas com grande concentração de salinidade na água e no solo, a exemplo do semiárido nordestino, é o tema do livro “Agricultura Irrigada em Ambientes Salinos”, que será lançado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no dia 09 de novembro, às 19 horas. O lançamento da publicação ocorrerá por meio de um webinar transmitido pelo canal da Companhia no YouTube (youtube.com/CodevasfOficial).

No contexto de mudanças climáticas e de aumento da demanda por alimentos no mundo, a obra traz contribuições técnico-científicas para conhecimento do problema da grande concentração de salinidade na água e no solo e também para aqueles que querem aplicar a agricultura irrigada nesses ambientes.

Segundo o engenheiro agrônomo da Codevasf Paulo Cerqueira, consultor interno em pedologia, a ideia da publicação partiu da proposta de criação de uma rede técnica para compartilhamento e complementariedade de trabalhos na área. A rede técnica é formada por profissionais de diversas instituições públicas e privadas.

“Devido à geologia e ao clima regional, essa situação de alta salinidade natural é muito comum em solos e águas superficiais e sub superficiais do Nordeste, como em riachos e em poços poucos profundos e com vazão não muito alta. Sobre isso, o livro reuniu tecnologias de manejos de plantas forrageiras e alimentares, resistentes a sais e à seca, que já estão sendo difundidas aos agricultores. Considero que as parcerias e o intercâmbio de experiências entre técnicos de instituições nacionais e internacionais são primordiais para a evolução da discussão e da prática”, explica o técnico da Codevasf e um dos editores técnicos do livro.

O livro está dividido em 11 capítulos que trazem temas como estratégias metodológicas de monitoramento da salinidade dos solos, aspectos básicos de drenagem agrícola, estresse salino em plantas, cultivos hidropônicos com água salobra, produção de forrageiras com uso de águas salobras, tratamento de água salobra e experiências práticas de agricultura irrigada em ambientes salinos em comunidades rurais, entre outros. A obra contou com a contribuição em rede de 32 autores de 20 instituições públicas e privadas, como Codevasf, Embrapa, Dnocs, INSA e Instituto Inovagre.

Para baixar a publicação, os interessados podem acessar o espaço da Biblioteca Geraldo Rocha, no site da Codevasf: https://www.codevasf.gov.br/acesso-a-informacao/institucional/biblioteca-geraldo-rocha/publicacoes/outras-publicacoes/agricultura-irrigada-em-ambientes-salinos.pdf

Serviço
O que: Webinar de lançamento do livro “Agricultura Irrigada em Ambientes Salinos”
Onde: Canal da Codevasf no YouTube (https://youtube.com/CodevasfOficial).
Quando: terça-feira, 09 de novembro de 2021, às 19h
Como: Participação gratuita sem inscrição


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo