Brasil,

No momento atual do setor sucroenergético reduzir custos de produção é um caminho primordial

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Thais Cipollari
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Imagem de Herney Gómez - Pixabay Imagem de Herney Gómez - Pixabay

Aprimorar o manejo de insumos agrícolas nas plantações de cana será fundamental para recuperar produção após seca, geada e incêndios. E a gestão de custo está atrelada a tudo isso

Podemos dizer que pode estar no processo de pulverização de insumos agrícolas a chave para o aumento da produtividade da próxima safra de cana-de-açúcar. Com as previsões anunciadas para a próxima temporada, revelando o impacto direto dos resultados da gestão de recursos hídricos do País, somados ao cenário conjuntural climático, situações que podem fugir ao controle dos produtores, a aplicação de defensivos agrícolas, fertilizantes e maturadores assume novo protagonismo para a administração da produtividade.

De acordo com a União da Indústria da Cana de Açúcar (Única), a retração na produtividade agrícola do atual ciclo foi de 12,8%, com 86,1 toneladas por hectare registradas no último ano vis-à-vis a 75,1 t/ha observadas na safra atual. A primeira e segunda geada ocorrida nos meses de inverno, bem como os problemas com pragas, afetaram cerca de um milhão de hectares, cerca de 11,9% da área disponível para colheita na safra 2021/2022, ou 26,9% da área a ser colhida até o final do ciclo agrícola atual.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) previu, em seu 2º Levantamento da Safra de Cana-de-Açúcar 2021/22, produção de 592 milhões de toneladas da planta. O resultado apresenta uma redução de 62 milhões de toneladas de matéria prima, se comparada à safra 20/21. A entidade responsabiliza as grandes estiagens anunciadas para o próximo ciclo produtivo, além das pragas.

Além disso, segundo o Instituto de Pesquisa e Educação Continuada em Economia e Gestão (Pecege), os gastos fixos ainda são os grandes vilões da lucratividade do setor. Na região Centro-sul, por exemplo, o custo médio total é de R$110,70 por tonelada, enquanto no Norte-Nordeste o produtor gasta R$113,39 a cada tonelada produzida.

Quanto mais equipados, informados e estratégicos estiverem os produtores, com as tecnologias mais avançadas e competentes no enfrentamento dos desafios da produção, melhor para alavancar os resultados em 2022. A saída fica pela utilização mais inteligente dos insumos da produção e pelo aumento da produtividade.

“O gerenciamento da pulverização aérea, por exemplo, é uma das alternativas exploradas pelo mercado para projetar as ações de segurança e garantir menos perdas no período de colheita. Municiado com informações o produtor consegue desenhar toda a rota percorrida pela safra, antecipando e construindo decisões que o aproximam de uma alta produtividade que o fazem gastar menos com insumos”, explicou Diogo Araujo, Desenvolvimento de Negócios da Perfect Flight, plataforma de gestão e rastreabilidade de pulverização aérea.

Somado a isso, a expectativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é que a demanda pela cana-de-açúcar, também em outros segmentos da economia, poderá ser maior, considerando a retomada da rotina nas cidades, após a vacinação total da população. Por isso, a importância de elevar a produção para atender à procura e evitar aumentos.

Por isso, o manejo de insumos agrícolas com inteligência e tecnologia torna-se importante. Não apenas para manter a safra equilibrada em relação a produtos químicos e biológicos, ou para atacar os problemas com eficiência, oferecendo proteção ao plantio, com redução de custos. Mas também para preservar os recursos hídricos e fazê-los aliados em situações de extrema estiagem. Uma vez que o gasto de água é menor, é possível reorganizar e aproveitar melhor o uso em outras etapas do processo de produção.

“Com a recuperação da safra, iremos também observar uma queda no preço final do produto, pois será possível atender às demandas com estoque cheio, menos gastos e, consequentemente, preço baixo. A revolução tecnológica pela qual passa o campo, a cada ano, é essencial para o enfrentamento de complexidades, pois as tecnologias conseguem oferecer dados e previsões ao produtor, que poderá se movimentar pelos cenários, driblando ou equacionando eventuais dificuldades.”, complementou, Diogo.

Sobre Perfect Flight

A Perfect Flight é a primeira e mais completa plataforma de gestão e rastreabilidade de pulverização aérea do mundo. Com escritório em São João da Boa Vista (SP), no Brasil, a agtech presta serviços de monitoramento de aplicações de defensivos agrícolas por meio de plataforma digital e aplicativo mobile que geram eficiência na gestão da produção agrícola e garantem maior assertividade e lucratividade de forma sustentável.

Com alta tecnologia, segurança de dados e precisão, por meio de mapas e índices, os sistemas da empresa estão presentes em mais de 100 cidades dos principais estados agrícolas do Brasil, além da América Latina e possui um escritório nos EUA. Tudo isso, para que a Perfect Flight torne a produção agrícola mais eficiente, rentável, sustentável, contribuindo para a preservação do meio ambiente, segurança alimentar e das comunidades rurais.

Fundada pelos empresários e produtores rurais Kriss Corso e Josué Corso, a Perfect Flight tem como sócios o empresário Pedro Buonamici, o advogado Gilberto Theodoro, além de contar com o investimento e participação do sócio-fundador do Grupo Ourofino, o empresário Norival Bonamichi. Inserida no agronegócio desde 2016, a agtech possui o maior banco de dados para pulverização agrícola do mundo, somando mais de 17 milhões de hectares digitalizados.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar