Brasil,

Sítio São Sebastião: sua atividade leiteira e o manejo de bem-estar

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Amanda Pimentel
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

A preocupação pelo bem-estar animal e sua saúde está cada dia mais presente nos campos produtivos. No Sítio São Sebastião, que se localiza em Castro, no Paraná, e possui atividade leiteira, o tema não vem só de hoje: há muito tempo, a família que gerencia a pecuária e sua equipe pensam sobre como promover melhores condições para todos os animais da fazenda.

"Meus pais iniciaram com duas a três vacas e, pouco a pouco, foram crescendo o negócio. No início, o leite era tirado na mão e hoje já temos uma sala de ordenha. Eu e meus irmãos sempre estivemos próximos, ajudando e vendo a evolução do Sítio que hoje tocamos juntos", conta Mariele Stockler

Diversas iniciativas da propriedade estão sendo em prol do maior conforto aos animais. Vagões de alimentação, freestall para os animais em lactação onde há ventiladores, aspersão de água e camas de boa qualidade. "A propriedade tem cerca de 36 hectares e, quando há chuvas, o terreno fica bastante instável. Quando a visitamos juntamente com a nossa parceira VetFarma, distribuidor comercial da Nutricorp no Paraná, a principal estratégia futura era um preparo de 100% de confinamento dos animais", conta Nathaly Ana Carpinelli, Coordenadora Técnica da Nutricorp. Segundo Nathaly, também foi percebida a preocupação da família com práticas de bem-estar animal, principalmente com as bezerras no momento da descorna e, vacas em lactação, momentos muito estressantes, principalmente por conta do manejo, calor e baixo consumo de alimento”.

O processo de descorna das bezerras é um momento que pode gerar inflamação, provocando dor e redução na alimentação. Já nas vacas durante a ordenha, era notada agitação excessiva, o que chegou a ocasionar derrubada de máquinas e coices. Mariele conta que com a adesão da prática de manejo através da aplicação de SecureCattle, substância análoga à bovina, não houve redução na alimentação das bezerras e as ordenhas se tornaram um momento mais tranquilo.

"No início fiquei em dúvida se realmente iria funcionar, mas pra minha felicidade os resultados foram excelentes, tanto que continuamos utilizando em bezerras e vacas de lactação. O custo-benefício é muito interessante, pois é um investimento que mesmo após a descorna notamos uma redução da percepção de estresse das bezerras, que logo continuaram se alimentando, não nos preocupando mais com custos adicionais em função de debilidades ou doenças. É um investimento que vale a pena pelo bem-estar", afirma a proprietária

No Sítio São Sebastião, já estão sendo realizados os primeiros testes do uso da substância análoga à bovina, em animais que vão entrar no período seco também, pois neste período há uma quebra da rotina com a mudança de alimentação, lugar, rotina e Mariele espera por bons resultados em breve.

Veja o depoimento da proprietária clicando aqui!

Edital InovaNutri

A Nutricorp em parceria com a InovaNutri, tem inscrições abertas até o dia 31 de outubro para o edital Desafio InovaNutri, com o objetivo de buscar inovações disruptivas para o agronegócio brasileiro que promovam impactos positivos e sustentáveis em toda cadeia de produção animal. E por isso, empresas, pessoas físicas ou jurídicas, aceleradoras, startups e empresas juniores são convidadas a participar desta iniciativa, inscrevendo seu projeto para contribuir com soluções inovadoras, que promovam bem-estar, sustentabilidade e gerando valor para clientes, produtores rurais e ao planeta. Para saber mais e se inscrever acesse: www.nutricorp.com.br/desafioinovanutri

Sobre a Nutricorp

A Nutricorp, empresa referência em qualidade e inovação no agronegócio, é especialista em soluções criativas em nutrição e bem-estar de bovinos de corte e leite, tendo qualidade e segurança incorporadas no seu DNA, sempre visando a satisfação de seus clientes e o cuidado com o meio-ambiente. Com mais de 20 anos de mercado, a marca sempre atuou próxima aos produtores e fábricas, atendendo suas demandas com o máximo de expertise e personalização. Pioneira em transformar coprodutos da agroindústria alimentícia em produtos inovadores e eficazes criando novas soluções com foco em nutrição animal e desempenho produtivo na cadeia de ruminantes. Como principal valor, a companhia preza por suas relações com clientes, fornecedores e colaboradores, entregando e pensando sempre na promoção do melhor e como objetivo, seu desejo é nutrir com inovação as relações na agropecuária, assegurando sabor e saúde, na fazenda e na mesa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar