Brasil,

Com uma das maiores áreas irrigadas do País, Paracatu se destaca na produção agrícola

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Raquel Pinho
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Para potencializar a vocação econômica para agricultura, prefeitura e associação de produtores rurais realiza primeira edição da AgroParacatu. Além de cursos, palestras e seminários, exposição trará novidades tecnológicas em equipamentos de irrigação e demais maquinários agrícolas

Paracatu, cidade do noroeste mineiro que já era destaque nacional no setor de pecuária, nos últimos anos também vem se destacando na produção de grãos, especialmente soja, milho e feijão. Muito desse crescimento na agricultura se deu pelo avanço da rede de irrigação agrária do município. Dados de um estudo concluído em abril de 2021 pela Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas (Irriganor) revelaram que a cidade é a maior do Brasil em irrigação por aspersão. São 71.702 hectares e 1.137 pivôs centrais.

Para potencializar essa vocação agrícola, a cidade realizará entre os dias 7 e 9 de setembro a primeira edição da AgroParacatu, exposição promovida pela Prefeitura Municipal e pela Associação dos Produtores Rurais e a Irriganor, com o apoio do Sebrae Minas. Ao longo desses três dias será oferecida aos produtores rurais da cidade e região uma extensa programação de atividades que incluem: rodadas de negócios, cursos do Senar e da Emater, Seminário Técnico sobre o Futuro do Agronegócio, feira de produtos da agricultura familiar, leilão da Agrounidas, palestras sobre diversos temas e Praça de Alimentação da Agricultura Familiar.

Entre as empresas já confirmadas para a exposição está a Pivot Equipamentos Agrícolas. “Para nós, o noroeste de Minas é uma região extremamente estratégica. Por isso estamos muito confiantes em participar desse evento, que retoma esses encontros presenciais com os produtores, encontros estes, que devido à pandemia, tiveram que ser suspensos ou ser realizados de forma online”, afirma Cauê Campos, CEO da Pivot. Líder nacional em sistemas de irrigação por pivô central, a empresa levará para a AgroParacatu as últimas novidades em equipamentos de irrigação, tratores da Case IH, colheitadeiras e vários outros equipamentos agrícolas.

O gerente de irrigação da Pivot, Silvio Dias, revela outros números que confirmam a importância de Paracatu para o mercado de irrigação agrícola e o sucesso da Pivot neste segmento. “Nos últimos anos, só a cidade de Paracatu registrou um crescimento médio entre 5% e 8% ao ano de sua área irrigada. A expectativa é de que esse número cresça ainda mais, pois só aqui nessa região do noroeste de Minas até o mês julho deste ano vendemos, em sistemas de irrigação e outros maquinários agrícolas, o equivalente ao que foi comercializado em todo o ano de 2020”, afirma.

A presidente da Irriganor, Rowena Betina Petroll, avalia como de grande importância a participação da Pivot nessa primeira edição da AgroParacatu. “Além de sua importância no cenário do agronegócio nacional, Paracatu está no meio de uma importante rota de acesso a três grandes capitais: Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro”, afirma.

Outra prova da crescente vocação econômica de Paracatu para a produção de grãos, é o anúncio de investimento feito em maio deste ano pela empresa DWG Agronegócio, que irá direcionar R$ 70 milhões para a implementação de um complexo agropecuário que contará com um posto de combustível, restaurante e lanchonete, estrutura para armazenamento de grãos (soja, milho, sorgo e feijão) e um distrito industrial. O empreendimento deve gerar cerca de 270 mil empregos diretos e indiretos.

A feira

De acordo com a líder ruralista, há um bom tempo a região noroeste de Minas carecia de uma feira agropecuária com um caráter mais técnico e voltada para a fomentação de negócios. “A prefeitura [de Paracatu] e nós da Irriganor já vínhamos percebendo a necessidade da realização de uma feira mais técnica. Já temos muitos eventos e exposições voltados para a questão dos rodeios e dos shows, mas nenhum com essa visão voltada para o aspecto mais técnico e com rodadas de negócios”, esclarece a produtora e empresária rural.

Conforme a presidente da Irriganor, a receptividade em relação a AgroParacatu foi tão grande que em menos de três dias todos os cerca de 40 estandes da feira foram comercializados. “Nós surpreendeu muito a enorme procura que tivemos, tanto que muitas empresas interessadas nos procuram depois que já havíamos fechado a contratação de todos os estandes”, comemora a presidente da Irriganor.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar