Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Aula inaugural da Academia de Sucessão no Agronegócio discute futuro da agricultura mundial

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  InPress Porter Novelli
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Iniciativa realizada pela Corteva Agriscience, ORPLANA, Solidaridad e Fundação Dom Cabral contou com palestra do especialista Alexandre Mendonça de Barros

A Academia de Sucessão no Agronegócio, lançada recentemente pela Corteva Agriscience em parceria com a ORPLANA (Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil), Fundação Solidaridad e Fundação Dom Cabral, realizou sua aula inaugural para uma turma de 100 pessoas. A Iniciativa busca contribuir para a capacitação de jovens e famílias empresárias do setor de cana-de-açúcar.

Os alunos contaram com uma palestra de Alexandre Mendonça de Barros, professor de Economia Agrícola e especialista em agronegócio, que apresentou a importância geopolítica do agronegócio brasileiro, possíveis cenários futuros da agricultura mundial e uma visão estratégica do setor sucroenergético. O executivo também destacou a sucessão como um dos principais pontos para a garantia do sucesso de qualquer empresa, junto com visão clara do negócio e estratégias para conduzi-lo ao objetivo.

De maneira bastante didática, Alexandre exibiu comparativos de potencial produtivo que, além de mostrar o espaço privilegiado que o Brasil ocupa na agricultura mundial, deram insights sobre como o atual cenário agroeconômico pode mudar. Como exemplos, ele ressaltou o ocorrido com os Estados Unidos e a China, que foram de grandes exportadores para importadores, e a União Europeia, que de forte importadora se tornou uma grande exportadora, sendo atualmente um potencial concorrente do Brasil.

Outro ponto de destaque foi a discussão sobre aquecimento global e como o aumento das temperaturas pode afetar a produtividade dos países. Alexandre apontou que países como Canadá e Rússia, que têm sua capacidade produtiva afetada pelas baixas temperaturas, podem viver uma virada com o aumento do calor ao redor do globo, tornando-se potências na produção de alimentos.

A aula inaugural trouxe ainda uma visão estratégica do setor sucroalcooleiro, abordando a estagnação da produtividade do setor, o impacto de intempéries climáticas nos canaviais, a necessidade de investimento em tecnologias para aumentar a capacidade de produção e como este cenário tem impactado os preços do açúcar e do álcool ao redor do mundo. Durante o curso, que irá até abril de 2022, serão debatidos outros diversos assuntos como: agricultura digital, gestão de pessoas, cenário político e sustentabilidade.

Sobre a Corteva Agriscience

A Corteva Agriscience é uma empresa de capital aberto que oferece aos agricultores de todo o mundo o mais completo portfólio de insumos do setor, como sementes, proteção de cultivos e soluções digitais para maximizar a produtividade e a rentabilidade dos produtores. A empresa é detentora de algumas das marcas mais reconhecidas na agricultura (Pioneer®, Granular®, Brevant® Sementes e premiados produtos de Proteção de Cultivos), trabalhando ativamente no desenvolvimento e lançamento de produtos por meio de seu robusto pipeline de química ativa e tecnologias. A empresa está empenhada em trabalhar com toda a cadeia para cumprir o seu propósito de enriquecer a vida daqueles que produzem e consomem, garantindo o progresso para as próximas gerações. A Corteva Agriscience tornou-se uma empresa independente em 1º de junho de 2019. Antes dessa data, era Divisão Agrícola da holding DowDuPont. Mais informações disponíveis em www.corteva.com

Acompanhe a Corteva Agriscience em Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e YouTube.

Sobre a ORPLANA

A ORPLANA - Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil - foi fundada em 29 de junho de 1976, com o objetivo de organizar a classe dos produtores e ampliar sua representatividade no país e no exterior.

Conta atualmente com 32 associações e aproximadamente 12 mil produtores de cana em todo país.

A ORPLANA promove assessoria técnica, jurídica e atua na difusão do conhecimento entre as Associações de Fornecedores de Cana. Desenvolve o diálogo com órgãos públicos, privados e sociedade, no âmbito nacional e internacional, sempre mostrando a relevância do papel do produtor na economia e defendendo os interesses deste setor.

Sobre a Solidaridad

A Fundação Solidaridad é parte da Solidaridad Network, uma organização internacional da sociedade civil que atua há mais de cinquenta anos no desenvolvimento de cadeias de valor socialmente inclusivas, ambientalmente responsáveis e economicamente rentáveis da agropecuária. Busca acelerar a transição para uma produção inclusiva e de baixo carbono, contribuindo para a segurança alimentar e climática do mundo. No Brasil há mais de dez anos, desenvolve com seus parceiros iniciativas de sustentabilidade nas seguintes cadeias: algodão, cacau, café, cana-de-açúcar, erva-mate, laranja, pecuária e soja.

Sobre a Fundação Dom Cabral

A Fundação Dom Cabral é uma escola de negócios brasileira que há 45 anos tem a missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade por meio da educação, capacitação e desenvolvimento de executivos, empresários e gestores públicos. Em 2020, a instituição ficou em 9º lugar no ranking de educação executiva do jornal britânico Financial Times. Desta forma, consolidou sua posição como a melhor escola de negócios da América Latina e a mais bem colocada do Brasil. Somente em 2020 passaram pela FDC mais de 20 mil profissionais entre executivos, empresários e gestores públicos. No campo social, a FDC conta com iniciativas de desenvolvimento, capacitação e consolidação de projetos, líderes e organizações sociais, contribuindo para o fortalecimento e o alcance dos resultados pretendidos por essas entidades. Dessa forma, em 2020 a escola executiva lançou o FDC - Centro Social Cardeal Dom Serafim, concebido para apoiar jovens em situação de vulnerabilidade social, empreendedores populares, organizações sociais e seus gestores, por meio do desenvolvimento e capacitação.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo