Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Agro e futurismo: as forças indomáveis do futuro precisam fluir a favor da inovação no agronegócio

Tiago Mattos, empreendedor especialista em inovações, mostra para onde estamos indo e como se desenha este mundo futuro. Palestra foi destaque no 1º dia do AGROFUTURE SUMMIT.

O futuro é formado por forças indomáveis. Essa frase pode ser um resumo da palestra do empreendedor e especialista em inovação e futurismo, Tiago Mattos, no primeiro dia do AGROFUTURE SUMMIT. E, diante do conjunto dessas forças, como o agronegócio tem se preparado?

Para entender o futuro, é importante pensar o caminho. E, segundo Tiago, independente do mercado ou da atividade, todos serão impactados por quatro forças que ele chama de “forças dominantes”. “O mundo está indo para as forças dominantes: a digitalização, a automação, a personalização e a distribuição. Nem tudo pode ser digitalizado, automatizado, personalizado e distribuído, mas tudo o que puder, será”, explica.

Ele citou exemplos de cada uma dessas “forças”, como uma impressora 3D de comida, que imprime comida como pixels - em cubos - e ela projeta cor, sabor e valor nutricional a cada parte do alimento. Imagine um hambúrguer parecendo uma peça de lego, mas comestível e com experiência muito próxima dos sabores originais de cada componente. E assim podem ser a banana, a maçã, o brócolis.

Há ainda um relógio que identifica e contabiliza a ingestão calórica em tempo real sem necessidade de nenhuma interferência da pessoa que o está usando. Ou ainda uma loja que, por um aplicativo, consegue escanear o corpo e produz uma roupa totalmente personalizada para cada cliente. Já existe, também, uma minifábrica de maquiagem que lê as características de cada cliente e produz base e batom de acordo com o desejo específico.

A robótica vai permitir carros guiados por automação, sem motoristas, que funcionam como mercados móveis. “Você pode chamar como um Uber. Ele vai chegar, você escolhe seus produtos, inclusive vegetais, paga e ele vai embora”, conta.

E o agro?

Tiago ressalta que os produtores precisam pensar nessas forças. “O que eu ainda não digitalizei, não automatizei, não personalizei e não distribui? É importante pensar nisso porque as organizações que se prepararem terão um futuro com menos solavanco”, destaca. Como exemplo, ele relaciona o mercado móvel com os produtores. “O agro está preparado para atender a esta demanda?”, instiga.

Já é possível pensar e criar uma fazenda totalmente robotizada, com controle de intempéries, iluminação, irrigação, mecanização de plantio e colheita. “Na nossa opinião, o caminho do agro está indo para decisões e expressões cada vez mais digitalizadas, automatizadas, personalizadas e distribuídas. Nem todo mundo precisa concordar, mas é preciso parar para pensar nisso”, convida.

E para se preparar para esse futuro, ele cita duas reflexões. “Procure parceiros para tornar seu ambiente mais tech. Se você não trabalha com tecnologia, busque quem pode fazer isso com você. E crie uma cultura de inovação que vença os ‘anticorpos’ do conservacionismo. As empresas são naturalmente conversadoras por excesso desses anticorpos. Então, é necessário criar um ambiente inovador e disruptivo para quebrar essa cadeia de manutenção de ações conservadoras”, analisa.

O palestrante

Tiago Mattos é co-fundador da Aerolito, empresa considerada um “laboratório de futurismo e experimentos em tecnologias”, e se autodenomina "investigador de futuros”. Ele figura entre os palestrantes mais relevantes no mundo, sendo professor convidado na Universidade Hebraica de Jerusalém (Israel) e da Universidade de Lisboa, além de ser membro docente da Singularity University (Estados Unidos). Já participou de vários empreendimentos e iniciativas da nova economia, laboratórios de big data, plataformas digitais, coworkings, aceleradoras, apps, escolas de inovação, dentre outros.

AGROFUTURE SUMMIT

Em sua primeira edição, o Agro Future Summit é um dos maiores eventos do país voltado para inovação e tecnologia para o agronegócio. Realizado pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES, o evento reúne encontros simultâneos, webinars, cursos, conteúdo ao vivo, encontros e seminários até o dia 8 de outubro. Todo o conteúdo pode ser acessado por meio da plataforma, pelo computador, celular ou tablet. As inscrições, que são gratuitas, podem ser feitas neste link: https://agrofuturesummit.com.br/#inscricoes

CO-REALIZAÇÃO: O AGROFUTURE SUMMIT conta com a co-realização da FIEMG, SEBRAE Minas e Governo de Minas via Codemge


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo