Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Novo cavalo de Tróia é descoberto com o objetivo de invadir bancos no Brasil, México e Espanha

Luli Rosenberg, hacker ético e professor da CySource, alerta como age o malware e mostra como se prevenir do ataque

A empresa de tecnologia ESET localizou um novo tipo de cavalo de Troia que está alvejando bancos latino-americanos – especialmente em países como Brasil, México e Espanha – por meio de campanhas massivas de phishing. De acordo com Luli Rosenberg, hacker ético e professor da CySource, centro de referência e pesquisa em cibersegurança israelense, os criminosos por trás desse malware conseguem invadir diversos dispositivos e controlar remotamente a máquina do usuário, fazendo o que quiserem no local infectado.

“Eles podem roubar credenciais para invadir contas de banco, acessar dados sigilosos de grandes empresas, capturar arquivos pessoais para extorsão e fazer chantagens. São muitas as possibilidades, é como se um ladrão invadisse uma casa e instalasse câmeras ocultas, grampeasse os telefones e ainda fizesse uma passagem oculta”, explica Rosenberg.

O especialista da CySource alerta que a mensagem de phishing recebida normalmente contém um arquivo zipado que carrega o programa Microsoft Installer, que desencadeia o processo de infecção do computador feita por um trojan conhecido como Numando.

“É o único cavalo de Tróia focado em bancos da América Latina escrito na linguagem Delphi, mas com um injetor que não foi desenvolvido nessa mesma linguagem de programação. O malware ainda se aproveita de sites conhecidos como o Youtube e Pastebin (voltado para programadores) para armazenar suas configurações”, revela.

Prevenção

No caso de recebimento de anexos por e-mail, principalmente em formato ZIP, é fundamental analisar com atenção se a mensagem era esperada pelo remetente e se estava no prazo previsto. No caso de dúvidas, deve-se entrar em contato diretamente com o remetente por meio de um outro canal de comunicação, preferencialmente por telefone, para confirmar a legitimidade do envio.

“Também é importante conscientizar o máximo de pessoas possível para frear esse tipo de ataque a partir do conhecimento de como ocorrem as invasões. Outro ponto fundamental é a plataformas utilizada por esses hackers para implementar mecanismos de varredura ativa e proteção contra esse tipo de exploração”, lembra o professor da CySource.

Sobre a CySource

Fundada por veteranos israelenses das forças de defesa militar de Israel e da NSO Group, empresa líder da indústria de segurança cibernética. Após anos estabelecendo academias de segurança cibernética para organizações militares, HLS, empresas e organizações financeiras em todo o mundo, reunimos o feedback de inúmeros clientes e usamos nossa sólida experiência para construir a melhor plataforma de educação e treinamento em segurança cibernética baseada em IA do mundo


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo