Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Como assegurar mais bem-estar ao animal no controle parasitário dos bovinos

Elanco Saúde Animal defende o controle integrado, a partir do uso de moléculas de combate simultâneo a diferentes parasitos

O controle parasitário na pecuária é um dos principais desafios do produtor nacional e é também um pré-requisito fundamental à saúde e à produtividade do rebanho na fazenda. Para que seja bem-sucedido, ao invés da adoção de protocolos terapêuticos específicos para cada parasito, é preciso estabelecer um programa de controle parasitário integrado, ou seja, capaz de favorecer um combate simultâneo a diferentes patógenos na propriedade. “No dia a dia do manejo o que se vê na propriedade é a incidência simultânea dos parasitos, no mesmo indivíduo, mesma época do ano e no mesmo local; ou seja, verme, carrapato, moscas variadas, entre outros agentes, ameaçando a saúde dos indivíduos e o desempenho de todo rebanho, tudo ao mesmo tempo. Por isso é preciso abordar o controle de forma integrada, e não mais sob a ótica de um ou outro parasito, isoladamente”, alerta o veterinário Octaviano Pereira Neto, técnico da Elanco Saúde Animal, com 16 anos de atuação em fazendas de diferentes portes no país.

Segundo ele, um protocolo integrado do controle parasitário traz agilidade e ganho operacional ao pecuarista, que não precisará aplicar diversas e sucessivas medidas terapêuticas. Consequentemente, facilita o manejo do rebanho e, o mais importante, oferece melhor bem-estar ao animal. “Esse controle se dá a partir da somatória de aplicações de moléculas de combate duplo, ou mesmo triplo, capazes de eliminar mais de um patógeno simultaneamente, e com a adoção de processos de manejo importantes à prevenção e ao tratamento parasitário.”, explica Octaviano. Além dos ganhos operacionais e de produtividade, o controle integrado é uma estratégia eficaz à gestão de perdas econômicas relacionadas às parasitoses que, segundo estudos científicos, atingem uma média de U$ 14 bilhões/ano no Brasil, sendo que o maior percentual dessa perda pode ser atribuído às verminoses (U$ 6,7 bilhões).

É por isso que o controle parasitário integrado pode e deve ser entendido como peça-chave para a produtividade do rebanho, capaz de otimizar investimentos com nutrição, por exemplo, hoje o maior custo do pecuarista na propriedade, de cerca de 70%. “Um animal parasitado por vermes não consegue absorver nutrientes, pois esse parasito destrói a mucosa do intestino. Em outras palavras, a parasitose é a pedra em cima do desempenho animal, e requer um olhar muito mais holístico”, diz o especialista.

A Elanco Saúde Animal, segunda maior empresa do setor no mundo, já trabalha sob esse olhar, no conceito do controle integrado, combinando uma estratégia multiproduto, com soluções antiparasitárias de combate simultâneo a diferentes parasitos, suportada por protocolos de atuação focada em agentes específicos. Além disso, os profissionais da Elanco avaliam, ao lado do pecuarista e do veterinário da propriedade, condutas complementares, como nutricionais e antimicrobianas. “Trabalhamos com foco no bem-estar do animal, e olhando a propriedade como negócio único. Não abordamos indivíduos e processos de forma isolada. Essa postura é exemplo de como atuamos para cumprir a meta global da Elanco de melhorar, até 2030, a saúde e bem-estar de 3 bilhões de animais de produção em todo o mundo”.

Além da estratégia integrada no controle, a Elanco capacita técnicos para o apoio à gestão das informações e acompanhamento dos resultados alcançados. “A gestão de dados é fundamental no controle parasitário integrado, para a revisão de condutas e equações de aplicação”, completa Octaviano.

Sobre a Elanco

A Elanco Animal Health (NYSE: ELAN) é líder global na área de saúde animal e se dedica a inovar e fornecer produtos e serviços para prevenir e tratar doenças em animais de produção e animais de companhia, agregando valor ao trabalho de produtores, tutores, médicos-veterinários e da sociedade como um todo. Com quase 70 anos de tradição no setor, estamos comprometidos em ajudar nossos clientes a melhorar a saúde dos animais sob seus cuidados, além de causar um impacto significativo em nossas comunidades locais e globais. Na Elanco, somos movidos por nossa visão – Alimento e Companheirismo enriquecendo a vida – e nossa estrutura de responsabilidade social – Elanco Healthy PurposeTM – tudo para melhorar a saúde dos animais, das pessoas e do planeta.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo