Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Zoetis apoia pequenos produtores de leite no interior paulista

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Caroline Carvalho
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Programa que compartilha conhecimento e boas práticas, tem como objetivo melhoria da pecuária leiteira e ganho de renda

Criar um futuro mais saudável e sustentável. Esta frase resume um dos pilares estratégicos de atuação da Zoetis, líder mundial em saúde animal. Orientada por esses princípios, a empresa desenvolveu o “Programa Gado de Leite”, em parceria com a SEI Consultoria e o IBS – Instituto BioSistêmico, com a sua missão de compartilhar conhecimento e boas práticas leiteiras com pequenos pecuaristas. Dessa vez, o município de Promissão recebe o projeto, visando levar aumento de produtividade e mais qualidade de vida a pequenos produtores da região.

“Com o Programa aliamos responsabilidade social com boas práticas na pecuária. Essa é uma oportunidade da Zoetis ir além e contribuir diretamente com o crescimento desses produtores levando o melhor em informação, treinamento e tecnologia”, afirma Ricardo Vicalvi, Diretor de Comunicação e Responsabilidade Social e Assuntos Públicos da Zoetis.

Em Promissão, local desta edição do programa, o projeto, que durará um ano, realizou parceria com uma cooperativa local, que reúne mais de 300 associados e entrega entre 30 e 45 mil litros de leite diariamente. Trata-se da Cooplenor – Cooperativa dos Produtores Familiares de Leite da Região Noroeste. Foram selecionados 30 produtores.

“Estamos trabalhando com 10% dos assentados da Cooplenor. Com auxílio da cooperativa, que relatou a necessidade de trabalhar os aspectos de melhorias na qualidade de ordenha, do padrão genético e combate à mastite subclínica, conseguimos mobilizar os participantes”, diz João Paulo Altenfelder, Sócio-Gestor da SEI Assessoria em Sustentabilidade.

O programa irá levar para os pecuaristas informações sobre qualidade do leite (qualidade da ordenha, presença de mastite, pré e pós dipping, normas regulatórias etc.), nutrição animal (qualidade e equilíbrio da ração oferecida para os animais e produção de volumoso) e saúde reprodutiva (ultrassom nas vacas, identificação de problemas reprodutivos, programação de animais para o processo de inseminação). Paralelo a isso, os pequenos produtores também aprenderão sobre gestão financeira da propriedade.

Com a execução técnica do IBS, o programa irá direto ao produtor com veículos com os equipamentos para exame local, tomando todos os cuidados e medidas de prevenção contra a covid-19, promovendo ao longo de um ano momentos para compartilhar conhecimento. A ação tem apoio da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo por meio do Instituto Biológico e também da prefeitura de Promissão.

Histórico

O Programa Gado de Leite foi implementado no primeiro semestre de 2017 nos municípios de Areias e São José do Barreiro (SP), cuja produção de leite em 2014 foi de cerca de 23 milhões de litros por ano, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A iniciativa teve como principais objetivos cinco pilares – Manejo Reprodutivo, Manejo Sanitário, Capacitação e Gestão e IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo), que envolveram melhorar a qualidade da ordenha e do leite, ampliar os conhecimentos de alimentação e sanidade, com destaque para o planejamento da nutrição animal, e elevar a melhoria genética e de saúde do rebanho.

Em dois anos, o Programa resultou em aumento de produtividade e mais qualidade de vida a pequenos produtores do Vale Histórico do Vale do Paraíba. Todos os participantes conseguiram aumentar a taxa de prenhez, cuja média subiu de 40% para 50% durante o período de atuação do programa. A mortalidade dos bezerros caiu 93%, e a mastite clínica, presente em 30% das fazendas no início do programa, foi controlada após seis meses.

Dentre os 20 produtores atendidos diretamente pelo programa, a produção total de leite aumentou 13%, de 73,5 mil para 83,2mil litros por mês. Com o aumento de produção e melhora na qualidade, a receita dos produtores também subiu: foi 16% maior, em média em 2018 em relação ao ano anterior.

Sobre a Zoetis

Como empresa líder mundial em saúde animal, a Zoetis é movida por um propósito singular: fortalecer o mundo e a humanidade por meio da promoção do cuidado com os animais. Depois de quase 70 anos trazendo inovações na maneira de prever, prevenir, detectar e tratar doenças em animais, a Zoetis continua a apoiar aqueles que criam e cuidam de animais em todo o mundo – de pecuaristas a veterinários e tutores de animais de estimação. Todo o seu portfólio de medicamentos, vacinas, diagnósticos e tecnologias terapêuticas, e aproximadamente 11.300 funcionários fazem a diferença em mais de 100 países.

Em 2020, a Zoetis obteve um faturamento de US$ 6,7 bilhões.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo