Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Belgo Bekaert Arames, em parceria com a ONG Panthera, contribui para preservação de onças-pintadas no Brasil

Uma bem-sucedida parceria entre iniciativa privada e entidade sem fins lucrativos, contribui, há dois anos, para a proteção a Onça-Pintada e convivência com a pecuária no Pantanal de Mato Grosso. Em 2019, a Belgo apoiou o projeto fornecendo arames para duas invernadas (de aprox. 20 hectares cada uma) e um curral de fechamento noturno com cerca elétrica para uns 500 animais, na Fazenda Jofre Velho (Porto Jofre – Poconé/MT), propriedade da ONG Panthera Brasil. A ação tem como objetivo a conservação da onça pintada e onça-parda através da redução dos casos de ataques a bovinos.

Os resultados são animadores. “Aqui na região temos alta densidade de onças. São 8 a 9 onças a cada 100 km². Por conta disso, havia muitos casos de ataques a bovinos, mantidos em condições extensivas nas pastagens de capins nativos. Com a adoção das cercas eletrificadas, os casos caíram mais de 80%. Com isso, de um lado contribuímos para a saudável convivência das espécies, mantemos as onças pintadas e pardas no seu habitat e reduzimos a mortalidade do gado”, explica Rafael Hoogesteijn, veterinário da ONG e supervisor da Fazenda Jofre Velho; em trabalho conjunto desenvolvido com Elizeu Evangelista da Silva, Administrador da Fazenda e o Time da Panthera Brasil

A propriedade possui cerca de 10 mil hectares. Em períodos mais secos, cerca de 2 mil ha são destinados à pecuária extensiva em pastos nativos. Hoogesteijn destaca que outras fazendas da região pantaneira, assessoradas pela ONG Panthera Brasil e o Instituto Homem Pantaneiro, também adotaram o sistema de cerca elétrica com desenho especial anti-depredação. Todas com resultados promissores, tanto no Pantanal Norte como no Pantanal Sul. “Já iniciamos experiências exitosas de controle da depredação por grandes felinos, em invernadas de maternidade no norte de Mato Grosso, com resultados muito bons na região de Juruena com a Fazenda São Marcelo da Agropecuária Jacarezinho”, diz.

“É preciso garantir a proteção da fauna, permitindo que as onças circulem livremente pelo seu habitat natural, mantendo as áreas de preservação, preservando as espécies silvestres que constituem as presas naturais dos felinos, e ao mesmo tempo reduzindo a vulnerabilidade do gado. Por isso, a utilização da cerca elétrica bem feita e bem mantida, é necessária. Mas é preciso que seja feita com arame de qualidade, aparelhos confiáveis e tenha manutenção periódica” completa o profissional.

As cercas elétricas da Fazenda Jofre Velho são feitas com o arame Belgo ZZ-700 Bezinal, altamente resistente a umidade e impactos e a ações do tempo devido à camada tripla de zinco e alumínio. “A responsabilidade ambiental é um dos pilares da Belgo. Ficamos muito felizes por oferecer soluções que contribuem para a redução de conflitos envolvendo a fauna. A parceria com a Panthera Brasil trouxe muitos frutos. A ONG é reconhecida pelo seu trabalho sério de preservação de uma espécie ameaçada e também pelo equilíbrio em relação à preservação de animais de criação em condições de Pantanal. As cercas elétricas representam uma forma sustentável de proteção das espécies”, afirma Guilherme Vianna, gerente de Negócios da Belgo Bekaert.

A Belgo Bekaert Arames é parceira da Panthera Brasil desde 2019. A ONG é o braço no Brasil da Panthera, organização internacional que preserva mais de 40 espécies de felinos no planeta, incluindo a Onça-Pintada (Panthera onca) no Pantanal.

Para mais informações sobre a parceria com a ONG Panthera, assista:

.

Sobre a Belgo Bekaert

A Belgo Bekaert é líder brasileira na transformação de arames de aço desde sua criação, fruto da parceria estratégica no Brasil entre a ArcelorMittal e a Bekaert. A empresa atua nos segmentos de Agronegócios, Cercamentos, Construção Civil, Automotivo, Solda, Aplicações Especiais e Indústria Petrolífera, oferecendo um mix de produtos e serviços que atendem com tecnologia de ponta, confiabilidade e qualidade aos mais diversos perfis de clientes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo