Boa Safra apresenta resultados do segundo trimestre com lucro líquido LTM de 84%

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Karen Villerva
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro

No primeiro balanço após o IPO, em abril, sementeira registrou crescimento também em receita, EBITDA e fluxo de caixa

A Boa Safra Sementes S.A (SOJA3), uma das maiores produtoras de sementes de soja do Brasil, divulgou os resultados do segundo trimestre de 2021 (2T21). Entre os destaques, estão o crescimento de 38,27% na receita líquida LTM, o crescimento do EBITDA LTM em 46,28% e o crescimento do Lucro Líquido LTM de 84,07%, todos frente aos números acumulados registrados no segundo trimestre de 2020. Além dos dados do segundo trimestre, marcado pelo grande avanço no beneficiamento das sementes de soja e o avanço das expansões, a empresa destaca em seu relatório os R$ 546.431.000,00 em pedidos em carteira a performar e o fim das obras da usina fotovoltaica da unidade de Cabeceiras (GO).

O Resultado Líquido LTM 2T21 registrado pela empresa foi de R$ 74.435.000,00, 84,07% superior ao mesmo período do ano anterior. A receita líquida dos últimos 12 meses (terminado em 30.06.2021) atingiu R$ 592.026.000,00, alta de 38,27%, justificado principalmente pelo incremento de volume de 23,1% na soja e 189% no feijão. Já o Ebitda (Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization) dos últimos 12 meses (terminado em 30.06.2021) atingiu R$ 106.150.000,00, 46,28% superior aos últimos doze meses (terminado em 30.06.2020). Essa variação teve como principal responsável o aumento de 38,27% na receita operacional líquida. A margem Ebitda para o LTM2T21 encerrou com 17,93%, representando um aumento de 0,98% p.p. ante LTM2T20.

No segundo trimestre de 2021, o fluxo de caixa da companhia foi impactado pela captação de novos empréstimos, o aumento nos estoques devido à aquisição de matéria-prima e o recebimento de recursos de quotistas por meio de disponibilidade de ações. Esse impacto, de R$ 165.099.000,00, representa um percentual de 1305,44% superior ao 1S20. O Capex da Boa Safra fechou o 2T21 em R$ 51.287.000,00, puxado pelas linhas de obras e instalações e adiantamento a fornecedores.

Práticas ESG

A empresa também está empenhada em ampliar sua gestão sustentável, buscando gerar cada vez menos impacto ao meio ambiente. Entre as iniciativas ESG da Boa Safra está a primeira usina fotovoltaica, na Unidade de Cabeceiras/GO, sendo essa a primeira Unidade com fonte de energia renovável, sustentável e limpa. O sistema evita a emissão de aproximadamente 239 toneladas de CO2 por ano, levando em consideração o fator de emissão médio de CO2 do SIN (Sistema Interligado Nacional), ou seja, o consumo sendo realizado através da usina fotovoltaica versus o consumo através da conexão com a concessionária de energia.

Entendendo o ciclo da soja

A Boa Safra atua no início do elo da cadeia agrícola. A semente é o insumo básico para a produtividade de uma lavoura. Assim, os resultados acompanham a sazonalidade na operação: no 1T21 aconteceu o início das colheitas das lavouras de soja dos produtores integrados, após a internalização nas unidades de beneficiamento. O 2T21 é o período de maior beneficiamento de sementes, quando também se inicia o armazenamento em câmaras frias. No 3T21 será o momento de maior carregamento das sementes, onde se inicia o plantio da soja e o faturamento das sementes. No 4T21, espera-se que seja o auge do plantio de soja, inclusive dos produtores integrados.

Dessa forma, no terceiro e quarto trimestre, observa-se grande concentração na receita líquida. No 1S21, a companhia apresentou uma variação positiva de 188,3% nos contratos de venda a faturar, fechando o semestre com R$ 546.431.000,00, frente a R$ 189.522.000,00 em 1S20. Contribuíram para essa variação o incremento no preço médio de venda e volume de contratos de venda a faturar.