Brasil,

Leilão anual de touros da Agropecuária Jacarezinho supera expectativas

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Adilson Rodrigues
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro

Os resultados do 40º Leilão da Agropecuária Jacarezinho, realizado em 25 de julho, superou as melhores expectativas e justificaram porque a venda foi uma das mais aguardadas da temporada. A promoção virtual contou com organização da Central Leilões e transmissão pelo Canal do Boi.

Ao final, com liquidez absoluta, o faturamento registrou R$ 4,3 milhões para 150 touros Nelore CEIP negociados com média de quase R$ 29 mil. A bateria de animais mais valorizada, composta apenas por linhagem AJ, saiu por R$ 36,7 mil. Outro destaque foi o touro de central Tifton AJ, que teve 100% de sua produção arrematada por R$ 135 mil, pelo condomínio formado pelos criadores Cláudio Belelli, Leonardo Barcelos, Renato Santos e a central ABS Pecplan.

Belelli, da Fazenda Colina Verde, em Aliança do Tocantins/TO, tinha conhecido o reprodutor apenas quatro dias antes do remate, durante visita à Central Bela Vista, onde o animal estava, e destacou a pigmentação e outras características morfológicas muito equilibradas, tais como garupa, linha de dorso, arqueamento de costelas, posicionamento de cupim, padrão racial, aprumos perfeitos – frisa – e umbigo corrigido.

“Decidi investir no animal porque a pecuária brasileira, de modo geral, precisa de precocidade e fertilidade. Logo, como a criação do touro vinha assinada pela seleção Jacarezinho, não tive qualquer receio de apostar, pois a propriedade desafia muito seus animais para estas características. Vou usar bastante em casa e trabalhar sua produção no mercado”, justifica.

O gerente comercial da Jacarezinho, Rafael Zonzini, também chamou atenção para outro fator. Quarenta e nove criadores realizaram suas compras, sendo 21 deles novos clientes. “Avalio que nossa marca virou uma espécie de estoque de genética de excelência, de modo que temos reprodutores “customizados” para oferecer; ou seja, capaz de trabalhar nas mais exigentes condições e projetos”, explica.

Entre os novos investidores, destaque para a Fazenda Cachoeira, de Cordeiro (BA), propriedade de Augusto Magnavita de Mello Filho e Franklin Roosevelt Dantas. A especialidade da bovinocultura dos sócios é a produção de bezerros de qualidade, bastante valorizados na conjuntura atual, em modelo bastante tecnificado, capaz de dar plenas condições à manifestação genética do rebanho.

Dantas observa que a genética proveniente de animais com Certificado Especial de Identificação e Produção (CEIP) é a melhor do mercado. “São animais de alto desempenho e produtividade, perfil que queremos dar ao nosso rebanho. Como já trabalhamos, inclusive com reprodução assistida, foi o momento de darmos um salto na nossa lucratividade”.

O maior investidor do pregão foi Gilberto Santos, diretor da rede de supermercados BigMaster, com sede em Tangará da Serra (MT), mas com várias outras lojas em importantes cidades do Estado. Ele desembolsou R$ 383,7 mil, consequência de um projeto de pecuária que desenvolve fechado na genética Jacarezinho.

Outro cliente importante e tradicional também fez novas aquisições. Trata-se de Sérgio Bueno, produtor rural da Agrícola Rio Galhão, em Mateiros (TO), cliente da Jacarezinho há alguns anos. Sua propriedade, próxima ao Oeste baiano, trabalha com Integração Lavoura e Pecuária (ILP) desde 2016.

A estratégia foi adotada para gerar ganho às duas atividades. Para tanto, precisava de “um gado rústico, adaptado às condições do cerrado, precoce, rápido ganhador de peso e com altos índices reprodutivos”, explica Bueno. Ele é categórico ao afirmar que “tudo isso foi encontrado na genética Jacarezinho”.

Na base da Agrícola Rio Galhão estão fêmeas de origem direta da marca e filhas de descendentes de Lítio AJ e Assis AJ, dois reprodutores consagrados. O legado é um índice de prenhez acima de 90% e machos terminados entre 22 e 24 meses com peso de 20 a 22 arrobas.

“Como temos outras famílias de animais na fazenda, é fácil comparar a produtividade bem acima da genética Jacarezinho. Isso nos estimula a continuar investindo, pois a credibilidade construída está basicamente fundamentada no incremento de caixa que ela proporciona ao nosso modelo de negócio”, conclui Bueno.

Melhoramento animal de décadas

Vale observar que a Agropecuária Jacarezinho, hoje maior vendedor de touros do Brasil, prima por produzir animais com crescimento e qualidade produtiva constantes, no menor intervalo de tempo possível. “Por isso batemos na tecla de uma pecuária de ciclo curto, aquela que traz resultados. E o segredo é medir desempenho em todos os aspectos”, explica o gerente comercial. Todos os reprodutores do leilão são genotipados, o que aumenta em muito as garantias de retorno do investimento e a acurácia de suas DEPs.

Isso significa que os touros oferecem um pacote tecnológico com dezenas de mensurações, resultado de uma seleção criteriosa de décadas. Os números são acumulativos e fixados no rebanho, habilitando cada animal a trabalhar com alta produtividade em todos os ambientes da pecuária brasileira. Os pagamentos serão divididos em 30 parcelas e o frete será gratuito para toda a malha viária nacional, com exceção dos estados e municípios livres de febre aftosa sem vacinação, onde as cargas vivas não podem entrar.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar