Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Mais de 50 Consultores do Agro em todo o país participam de Desafio e atestam como é essencial a adoção da adubação biológica

Resultados mostram a importância do aumento da diversidade biológica para potencializar a eficiência produtiva das culturas.

Entre os meses de agosto e setembro deste ano, serão realizados os fóruns para avaliação dos experimentos conduzidos por mais de 50 consultores participantes da 2ª edição do Desafio Microbioma Brasil (DMB). O programa, idealizado pelos fundadores da Microgeo️, empresa 100% brasileira do setor de biológicos, é pioneiro no país e foi inspirado no “Plant Microbiome Symposium”. “Voltado às instituições de pesquisa e consultores do agronegócio, o objetivo do desafio é incentivar discussões sobre a importância da diversidade do microbioma do solo para a agricultura e compartilhar resultados obtidos com o uso do adubo biológico produzido com o Microgeo®”, explica o Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Microgeo, Paulo D´Andréa.

O desafio acontece em duas etapas: regional e nacional. Os consultores apresentarão seus trabalhos que estão sendo conduzidos em diferentes culturas como milho, soja, cana-de-açúcar, algodão e pastagem, e serão analisados por uma banca de especialistas de renomadas instituições de pesquisa como Embrapa, Fundação MT, Universidade Federal de Rondonópolis, Universidade Estadual de Maringá, Esalq/USP e Rotar Consultoria.

Para o Dr. Fernando Andreote, professor na Esalq/USP, que faz parte da banca avaliadora do Desafio, as pesquisas apresentadas são de altíssimo nível. “Muitas delas, são observações de vários anos da adubação biológica e mostram a importância do efeito cumulativo na reestruturação do microbioma do solo. A cada aplicação o sistema responde apresenta uma série de resultados que potencializam todos os outros manejos que podem ser adotados”, disse o pesquisador.

Na última edição do DMB o trabalho vencedor da região Cerrado Oeste foi do consultor Paulo Asunção, da PA Consultoria. O trabalho avaliou o resultado do uso da Biotecnologia Microgeo® na mitigação dos efeitos prejudiciais do glifosato na dessecação próxima a semeadura da soja e os efeitos positivos no sistema de dessecação antecipada. Na conclusão, a equipe contou que as constatações já eram visíveis no dia a dia e que a pesquisa, que culminou no projeto inscrito no Desafio, pôde quantificar e comprovar os resultados. Entre os pontos destacados estão: a nítida diferença no volume de raiz das amostras que utilizaram a adubação biológica, plantas sem sinais de estiolamento, maior número de nódulos e maior produtividade.

Paulo Asunção e equipe PA Consultoria

Na mesma edição, o ganhador da região Sul/Sudeste foi o consultor Luiz Gustavo Floss, do Grupo Floss. Em seu trabalho, ele apresentou a aplicação de diferentes doses de fósforo na cultura de soja, com e sem aplicação do adubo produzido com Microgeo®.

“Ao final concluímos que, além do aumento da produtividade, o solo tratado com adubação biológica consegue exportar aproximadamente 70% do fósforo aplicado, enquanto em solos mais pobres biologicamente o valor máximo é de 30% de eficiência”, explica Floss.

O consultor acredita que em um futuro próximo vai ocorrer uma transformação na agricultura e iniciativas como o Desafio, alavancam ainda mais esse processo. “Eu tenho certeza de que já estamos num processo de inversão e nos próximos 5, 7 anos a parte biológica será a base dos manejos e determinados defensivos serão usados em situações pontuais para algum controle específico e para evitar perdas nas produções”, diz Floss. Para saber mais sobre o Desafio Microbioma Brasil acesse o site www.microgeo.com.br/desafio/

Sobre a Microgeo

Fundada no ano de 2000, na cidade de Limeira-SP, a Microgeo é uma empresa 100% brasileira do setor de biológicos, com foco na produção e comercialização da inovadora tecnologia MICROGEO® – um componente balanceado que nutre, regula e mantém a produção contínua do Adubo Biológico através do Processo de Compostagem Líquida Contínua (CLC®). A solução é a única no mercado que maneja e restabelece o microbioma do solo, e está presente em todos os estados do Brasil, além dos países vizinhos, como Paraguai e Uruguai. O adubo biológico produzido com Microgeo pode ser aplicado via pulverização, fertirrigação, independente das condições climáticas em conjunto com outros insumos como defensivos químicos ou biológicos e fertilizantes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo