Reserva genética em destaque no leilão anual de touros da Agropecuária Jacarezinho

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Robson Rodrigues
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro

Além de serem os melhores da última safra, reprodutores seguem com o novo índice genético para qualidade de carne.

Tudo pronto para uma das mais tradicionais oportunidades de grandes negócios envolvendo reprodutores provados da raça Nelore. Trata-se do 40º Leilão da Agropecuária Jacarezinho, com realização em 25 de julho a partir das 14 horas. A venda virtual terá organização da Central Leilões e transmissão pelo Canal do Boi. Serão 150 touros da safra 2018, divididos em 28 baterias. Na ocasião a marca AJ ainda disponibilizará ao mercado 50% da produção de quatro touros de central.

Segundo o gerente comercial da Jacarezinho, Rafael Zonzini, “os animais foram divididos em baterias por características de interesse e aspectos econômicos”, como peso na desmama, retorno maternal, idade ao primeiro parto, dias para obtenção de 400kg de peso vivo (velocidade de desenvolvimento e terminação) e Índice Frigorífico. Importante reforçar que cada bateria foi apartada reunindo biotipos semelhantes, inclusive de pelagem, chifre, peso e acabamento.

O remate trará pela primeira vez reprodutores com Índice Frigorífico (IFRIG), mensuração composta por indicadores quantitativos, como peso de carcaça quente (Peso de Carcaça obtido no frigorífico após toalete) e rendimento de carcaça (Peso de Carcaça Quente em relação ao Peso Vivo); além de indicadores qualitativos, como área de olho de lombo (AOL), medida em cm2 de área; espessura de gordura subcutânea (EGS), mensurada em milímetros; maciez (MAC), análise física que indica a força de cisalhamento; e marmoreio (MAR), o percentual de gordura entremeada que garante sabor e maciez à carne. Pelas informações genômicas que compõem o IFRIG, a acurácia sobe para 74% para o Índice Final.

Oferta especial

Destaque ainda para a comercialização de quatro touros em coleta de sêmen. A Jacarezinho disponibilizará 50% de cada um deles. O comprador passa a receber imediatamente os royalties na venda de sêmen. São eles: Lote 100 – Piatã AJ, lotado na Forcegen; Lote 200 - Tifton AJ, contratado pela ABS Pecplan; Lote 300 - Buffel AJ e Lote 400 - Jalapão AJ, contratado pela Alta Genetics. Touros de forte apelo comercial com genealogia aberta, viés maternal forte e alta capacidade de produzir boas fêmeas. Eles irão a pregão com hora marcada, respectivamente às 15, 16, 17 e 18 horas.

O importante a destacar dessa oferta, segundo Zonzini, é que estes reprodutores do 40º Leilão são os “melhores” da safra 2018, pertencentes à reserva do criatório de Cotegipe (BA), que completam três anos de vida neste 2021 e já trabalharam em duas estações de monta devido à alta precocidade reprodutiva. Portanto, além de andrologia positiva, seguem experientes no serviço de campo, com peso médio de 779kg, 38cm de circunferência escrotal (CE) média, 18 pontos de índice final, mais de 40 dias para D400 e média superior a 12kg para retorno maternal.

Melhoramento animal de décadas

Vale observar que a Agropecuária Jacarezinho, hoje maior vendedor de touros do Brasil, prima por produzir animais com crescimento e qualidade produtiva constantes, no menor intervalo de tempo possível. “Por isso batemos na tecla de uma pecuária de ciclo curto, aquela que traz resultados. E o segredo é medir desempenho em todos os aspectos”, explica o gerente comercial. Todos os reprodutores do leilão são genotipados, o que aumenta em muito as garantias de retorno do investimento e a acurácia de suas DEP´s.

Isso significa que os touros oferecem um pacote tecnológico, com dezenas de mensurações, resultado de uma seleção criteriosa de décadas. Os números são acumulativos e fixados no rebanho, habilitando cada animal a trabalhar com alta produtividade em todos os ambientes da pecuária brasileira. Os pagamentos serão divididos em 30 parcelas e o frete será gratuito para toda a malha viária nacional, com exceção dos estados e municípios livres de febre aftosa sem vacinação, onde as cargas não pode entrar.