Brasil,

Dia do Agricultor: conheça startups que oferecem tecnologia para aumentar a produtividade da produção agrária

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carolina Monteiro
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Dispondo de milhões de hectares de terra fértil, o Brasil tem na produção e exportação agrícola uma das principais atividades econômicas nacionais.

Segundo dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em 2019, a soma de bens e serviços gerados no agronegócio chegou a R﹩1,55 trilhão ou 21,4% do PIB brasileiro. Dentre os segmentos, a maior parcela é do ramo agrícola, que corresponde a 68% desse valor (R﹩1,06 trilhão), a pecuária corresponde a 32%, ou R﹩494,8 bilhões.

Dia 28 de Junho, comemoramos no Brasil o Dia do Agricultor. Este profissional, que não só contribui significativamente com o PIB nacional, mas também com um dos maiores propósitos: a alimentação.

Em homenagem a esta data, conheça algumas startups que usam a tecnologia para aumentar a produtividade e auxiliar a produção agrária, se esforçando para preservar o meio ambiente sem reduzir a produção alimentícia no país:

Grão Direto

A Grão Direto é uma startup que atua no segmento de agronegócio acelerada no Ciclo 2017.1 do InovAtiva Brasil, que ficou na lista das 100 Startups to Watch deste ano. Criada em 2016, em Minas Gerais, conecta produtores rurais e compradores de grãos de forma mais eficiente, segura e moderna, por meio de uma plataforma digital. Atualmente, já são centenas de milhares de toneladas de soja, milho e sorgo, negociadas digitalmente, tanto no mercado à vista, quanto no mercado a termo (travamentos futuros) e barter (permuta). Além de fábricas de ração, cooperativas, cerealistas, corretoras, confinamentos, granjas, entre outros, a Grão Direto atende também duas das quatro maiores tradings multinacionais.

Para ter acesso aos serviços, produtores rurais e compradores podem baixar o aplicativo em seus dispositivos móveis, ou pelo site. A partir daí, os usuários têm acesso a diversos serviços e suporte da Grão Direto. Além disso, a empresa possui soluções personalizadas para grandes empresas compradoras de grãos, de modo a apoiá-las em sua transformação digital. São serviços como: inteligência de mercado, digitalização da base de fornecedores, contratos digitais e gestão de documentos, ferramentas de precificação de grãos, insights de originação e integração com soluções de compliance social e ambiental.

Maneje Bem

Acelerada no ciclo 2020.1 do InovAtiva Brasil e, no mesmo ano, pelo InovAtiva de Impacto, a Maneje Bem é uma startup que criou um software para facilitar a assistência técnica agrícola e garantir aos agricultores o acesso a informações de qualidade combinado à organização do trabalho dos profissionais de campo, chamado ManejeChat. Sua tecnologia possibilita a coleta de dados e promove inteligência para tomada de decisão no campo, organizando cadeias produtivas junto às agroindústrias a fim de promover o desenvolvimento sustentável e de responsabilidade social da agricultura familiar.

"A ferramenta foi pensada para facilitar a aproximação dos profissionais técnicos aos agricultores familiares. Nossos clientes diretos são as agroindústrias e fornecedores que procuram atender demandas de responsabilidade socioambiental para pequenas comunidades rurais impactadas pelas indústrias", explica Juliane Lemos, CEO da empresa.

eBarn

Acelerada no ciclo 2020.2 do InovAtiva Brasil, a eBarn desenvolveu produtos em forma de aplicativos que permitem conectar o produtor rural a fornecedores de insumos, originadores de grãos e associações do setor de forma segura e totalmente digitalizada. As soluções oferecidas contemplam uma plataforma white label para cooperativas, para comercialização online de grãos, outra para compra coletiva de combustível, serviços financeiros e CPR digital e mais uma de marketplace para comercialização de insumos agrícolas em forma de catálogo. "O propósito da eBarn é ressignificar o conceito de melhor negócio, facilitando o relacionamento e negociações do produtor rural levando mais gestão e lucratividade para todas as pontas" conta Thais Albuquerque, CEO e fundadora da startup.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar