Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Santa Cruz do Sul acertou ao concentrar cadeia produtiva no agronegócio, diz economista da ESPM

Especialização no tabaco conduziu a ciclo virtuoso na região nas últimas décadas

A economia de Santa Cruz do Sul e região é reconhecida internacionalmente pela força da cadeia produtiva do tabaco. A especialização no setor foi a principal causa do avanço da economia local, hoje a sexta maior do estado, com 2,1% de participação no PIB gaúcho, de acordo com a Secretaria Estadual de Planejamento do Rio Grande do Sul. Nos últimos quatro anos, o avanço da cidade foi de quatro posições entre as dez maiores economias gaúchas.

Para Fábio Pesavento, economista e professor da ESPM Porto Alegre, a estratégia de concentração na cadeia produtiva do tabaco foi acertada. “A especialização na cadeia produtiva do tabaco ajudou a desenvolver uma alta expertise no produto ao longo de várias décadas. Hoje, a região exporta um fumo de excelência, de valor agregado muito maior do que no passado. Isso causa um ciclo virtuoso de ampliação da produtividade e da renda, que transborda para outros setores econômicos”, afirma.

Segundo o economista, o investimento da região na cadeia produtiva do tabaco traz benefícios para a indústria e os serviços. “A diversificação da economia na indústria e nos serviços se consolidou na medida em que Santa Cruz do Sul se posicionou como exportadora. A economia local está se diversificando no momento certo, após consolidar os ganhos de produtividade de sua especialização. O Brasil deveria adotar a estratégia de Santa Cruz do Sul -- utilizar com excelência as suas potencialidades no agronegócio para que o ciclo virtuoso se estenda a outros setores da economia”, diz.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo