Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Drones e satélites auxiliam no monitoramento de lavouras e no manejo de irrigação em cana-de-açúcar

Daniel Pedroso, Especialista Agronômico

Segundo consta na história, a agricultura originou-se no período neolítico nos vales e várzeas dos Rios Nilo, Tigre, Eufrates e Amarelo. Confundindo-se com essa história, a irrigação surgiu aproximadamente em 4.500 a.C., nas mesmas regiões, pois naquela época os antigos agricultores desviavam as águas dos rios por canais até a área a ser irrigada.

Desde então, a irrigação, bem como a agricultura, passou por uma série de revoluções. A irrigação 1.0, onde os sistemas eram utilizados apenas para fornecimento de água; a irrigação 2.0 onde, além de água, também era fornecido os nutrientes; a irrigação 3.0, que se caracterizou pela proteção dos cultivos via água de irrigação e a irrigação 4.0, também conhecida como Era da Irrigação Digital.

Com as novas tecnologias cada vez mais avançadas no mercado, muitos irrigantes vêm utilizando as imagens de satélites e drones (aerofotogrametria) como fatores de contribuição na decisão do manejo utilizado.

Nas imagens a seguir, estão exemplos de alguns projetos de irrigação localizada por gotejamento que mostram essa tecnologia de avaliação. Por exemplo, na primeira foto, tirada por drone, podemos observar o desenvolvimento vegetativo de um canavial sob diferentes tipos de irrigação, onde à esquerda observamos plantas irrigadas por gotejamento e à direita a testemunha. Podemos observar com clareza o maior vigor vegetativo de um canavial irrigado e, portanto, seu maior potencial de produção. Demonstrando que a lâmina de água e seu manejo é corretamente utilizado na propriedade agrícola.

Na foto a seguir, vemos uma imagem de drone utilizando uma câmera com sensor infravermelho. Com o preceito fisiológico básico, sabemos que uma planta sob estresse hídrico tem a temperatura foliar maior do que uma planta não estressada. Nessa imagem podemos observar claramente que, mesmo sob irrigação, o lote a direita está sendo mal manejado, com lâmina de irrigação subutilizada, ou seja, abaixo do ideal exigido pela cultura; enquanto o lote a esquerda encontra-se bem manejado hidricamente, devido a menor temperatura quando relacionada ao lote a direita. Até mesmo podemos observar fatores pertinentes à manutenção do sistema, pois apresentam pontos escuros na imagem, que são referentes a vazamentos que devem ser corrigidos.

Outro aspecto observado são os filtros de imagem, principalmente o NDVI, que demonstra o desenvolvimento vegetativo da cultura sob um índice. No caso abaixo, observamos um canavial irrigado por gotejamento com alto índice vegetativo e, portanto, maior desenvolvimento e sua testemunha acima em sequeiro com o desenvolvimento menor.

Através dos usos dessas imagens é possível realizar um manejo de irrigação mais qualitativo, pois trata-se de ferramentas que agregam mais informações e levam a decisões mais assertivas.

Sobre a Netafim

Fundada em Israel há mais de 50 anos, a Netafim é pioneira e líder mundial em soluções para irrigação. Com cerca de 30 subsidiárias em todo o mundo, a Companhia oferece as melhores soluções aos agricultores de mais de 110 países por meio de 15 fábricas, mais de 4.000 funcionários e milhares de distribuidores. Um portfólio de produtos e soluções inovadoras de irrigação inteligente e digital farming que visa contribuir com o eficiente uso da água, aumentando a produtividade na agricultura.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo