Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Regulagem de pulverizadores marca ação da semana do programa “Jundiaí: Lugar de Alimento Seguro”

Iniciativa une prefeitura de Jundiaí, agricultores locais e a equipe do Centro de Engenharia e Automação (CEA), do Instituto Agronômico (IAC); agricultor que atender especificações da ISO receberá certificação da produção

Após executar atividades de abertura do programa “Jundiaí: Lugar de Alimento Seguro”, no último dia 7, especialistas do Centro de Engenharia e Automação (CEA), do Instituto Agronômico (IAC), iniciam esta semana o módulo de avaliação de pulverizadores empregados por agricultores da região nas aplicações de defensivos agrícolas. Conforme o coordenador do programa, o pesquisador científico Hamilton Ramos, do CEA-IAC, a iniciativa prossegue durante todo o mês de junho.

Segundo Ramos, “Jundiai: Lugar de Alimento Seguro” constitui um programa inovador e sem precedentes na região do Circuito das Frutas. Atrelado ao conceito de agricultura sustentável, tem por objetivo assegurar a chegada de alimentos seguros a pontos de venda e à mesa da população da cidade de Jundiaí. A implementação do projeto une o CEA-IAC, com ativa participação de engenheiros agrônomos vinculados ao programa “Aplique Bem”, além da Associação Agrícola local, do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e da prefeitura de Jundiaí.

Ramos acrescenta que a regulagem correta dos pulverizadores possibilitará aos produtores adequar-se à norma ISO 16.122, que estabelece diretrizes para avaliações de qualidade sobre o funcionamento de pulverizadores agrícolas.

“A equipe do Aplique Bem auxiliará agricultores a regular e a manter pulverizadores em conformidade com padrões técnicos de segurança que assegurem aplicações corretas de defensivos agrícolas. Agricultores atendidos voltarão a ser visitados pelo Aplique Bem. Se, na ocasião das visitas, esses equipamentos permanecerem adequados ou tiverem sidos reparados, de maneira a se enquadrar em norma da ISO internacional, produtores serão certificados com selo de qualidade do pulverizador.”

“O uso correto da tecnologia transfere benefícios diretos à população. Boas práticas entregam alimentos seguros para consumo, evitam riscos de contaminação ambiental de propriedades e a exposição de agricultores e trabalhadores a agentes químicos, estes necessários à produtividade de cultivos e ao abastecimento”, continua Hamilton Ramos.

Órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o CEA-IAC está à frente ainda de outras iniciativas voltadas à segurança no campo, como a Unidade de Referência em Tecnologia e Segurança na Aplicação de Defensivos Agrícolas e o ‘IAC-Quepia’.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo