Brasil,

Trator é ferramenta essencial na pecuária moderna

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Nelson Moreira
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Do plantio ao trato animal, equipamento é multitarefa na atividade.

O total do rebanho de gado no Brasil é de 222 milhões de cabeças. Na pecuária de corte cujo total é de 192 milhões de cabeças, Mato Grosso detém cerca de 14,5% do rebanho, seguido por Mato Grosso do Sul, com 11% e Goiás com 10%. Já o gado leiteiro representa cerca de 30 milhões de cabeças, deste total, e tem em Minas Gerais o principal estado com 27,3%, seguido por Rio Grande do Sul e Paraná com 11%. Em 2020 o Valor Bruto da Produção, VBP, do setor foi de R$ 290,8 bilhões e as exportações brasileiras de carne bovina (in natura e processada) atingiram o recorde de 2,016 milhões de toneladas em 2020, faturando US$ 8,4 bilhões neste período. A atividade envolve cerca de 700 mil produtores.

Todos estes números dão uma dimensão da importância que tem o setor dentro do agronegócio brasileiro. Há vários modelos de exploração pecuária, mas recentemente o surgimento da técnica de integração lavoura pecuária, o aumento das áreas para lavouras de soja e milho comercial e a intensificação da produção leiteira estão propondo mudanças no modo de atuar com esta atividade e trazendo a necessidade de produzir mais alimentos para o rebanho. Neste sentido, o uso de um trator como ferramenta torna-se essencial para a pecuária.

Do preparo de solo ao plantio das lavouras, na produção de silagem de milho ou de cana-de-açúcar, no trato direto no cocho dos animais, o trator se tornou um equipamento essencial para as tarefas diárias neste sistema de produção de alta performance. A tecnologia de produção na pecuária vem sofrendo mudanças drásticas e de forma rápida nos últimos anos, por um lado pela necessidade de buscar mais eficiência de conversão alimentar e por outro pela pressão do mercado de grãos que vem ocupando áreas antes disponíveis para pecuária, para produção de soja e milho.

Foi neste novo cenário que a LS Tractor chegou no mercado brasileiro trazendo novos recursos no trator, que tem como objetivo principal, facilitar a execução das novas tarefas diárias que vem se incorporando ao sistema de produção da pecuária. “Entre estes recursos, o trator LS disponibiliza de série em seus modelos da linha PLUS, a transmissão 12x12, com reversão e com super-redutor de velocidade (creeper) foi uma “mão na roda” na hora que eu quis cortar umas canas prá dar pro gado”, afirmou o produtor mineiro de leite, Manoel Luiz Pinhão, da Fazenda do Limeiro, em Pará de Minas, MG. Segundo ele, a baixíssima velocidade (- de 1km/h) ajuda a fazer um corte perfeito sem forçar o motor. Com 250 vacas em lactação, em sistema de semi-confinamento, ele utiliza o LS Tractor P80 para plantio, corte, distribuição de comida e puxar o churumeiro que é o resíduo do rebanho quando em confinamento. Para ele, além de econômico o trator oferece uma grande variedade de marchas o que acaba ajudando não só na economia, mas na redução do desgaste do motor. “Eu tendo mais opções, eu uso a força do motor de forma mais adequada para a tarefa que estou realizando”, finaliza.

Com 35 vacas em lactação o dono do Sítio Boa Vista, localizado em Prados, MG, Carlos Alexandre Figueiredo, faz silagem de milho e depois coloca no silo trincheira. O P80 trabalha em todas estas atividades e, para ele, é uma ferramenta e tanto. “A TDP com opção de três velocidades, ajuda muito nas tarefas que eu faço aqui na roça”, diz Figueiredo, completando que outro item que usa muito é o reversor, principalmente quando corta a silagem. “Este sistema de frente e ré sem usar embreagem é demais da conta”, conclui ele.

Dono de um canal no youtube o pecuarista Arthur Cabral, da Fazenda Novo Destino, em Alvorada do Oeste, Rondônia, trabalha com pecuária de corte extensiva, fazendo o ciclo completo. Com o P80 ele faz todo o serviço da fazenda e é o “seu parceiro” na rede social, onde mostra o dia a dia no uso do trator. “Fiz o canal prá tirar as dúvidas que eu tive quando fui escolher um trator e percebi que muitos colegas produtores também tinham”, diz ele. Cabral diz que vários itens o agradam e destaca a TDP, o escalonamento de marchas e o baixo consumo de combustível. “Faço uma pulverização gastando entre 4 e 4,5 litros/hora e na grade, 7,5 lts/hr”, garante. O pecuarista destaca ainda o “joystick” sistema para movimentação da Loader Frontal. Segundo ele, esta ferramenta mais o reversor, são fundamentais para agilizar as operações para o trato dos animais. “Fica muito facinho trabalhar na pecuária quando se tem estes dois itens”, finaliza.

O advogado, criador e dono da marca Senepol da Conquista, Fabio Melo, trabalha com seleção genética, recria e confinamento (para as provas de ganho de peso), na Fazenda Conquista que fica em Rosário Oeste, perto de Cuiabá, MT. O modelo Plus100 que ele comprou e utiliza para trabalhos com implementos de preparo do solo, vagão forrageiro alimentador, misturador e muitas outras funções. “Eu vejo nele um trator bastante completo e com muitos itens vindo já de fábrica. É uma boa vantagem”, finaliza.

A série Plus da LS Tractor chegou ao Brasil no início de 2013. Com a inauguração da fábrica em Garuva, SC, passaram a ser fabricados no Brasil três modelos, P80, P90 e P100. Todos os modelos apresentam características como a moderna transmissão de 12 velocidade com sistema de reversão e com super-redutor (Creeper), Tomada de Força (TDP) com 3 opções de rotação, Eixo dianteiro ZF com excelente raio de giro de apenas 3,25 metros, motores Perkins com tecnologia“MAR1” redução na emissão de poluentes, opção com plataforma de operador plana com Rops e Toldo ou Cabine original de fábrica, Pode também ser equipado de fábrica com a Loader Frontal LS, com sistema de acionamento por Joystick - multi função. “É o trator certo para as atividades diárias da pecuária de moderna”, comenta o gerente de marketing e vendas da LS Tractor, AstorKilpp.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar