Brasil,

Tecnologias da Embrapa são incluídas em projeto social da Cufa e Instituto Açucena

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dulcivânia Freitas
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Tecnologias de alimentos e reaproveitamento de resíduos estão no foco das atividades.

Um projeto de desenvolvimento socioeconômico, idealizado pela instituição Cufa Amapá (Central Única das Favelas) e pelo Instituto Açucena, contará com a parceria da Embrapa Amapá no assessoramento de tecnologias para produção de alimentos, plantas medicinais e ornamentais em sistemas agroecológicos, e tratamento e reaproveitamento de resíduos. O apoio foi discutido durante reunião virtual entre o chefe-geral do centro de pesquisa, Antônio Cláudio Almeida de Carvalho, o chefe de transferência de tecnologias, Jô de Lima, o pesquisador Jorge Segovia e a pesquisadora Ana Euler; os representantes da Cufa Amapá, Alzira Nogueira e Wanderberg Gomes; e os representantes do Instituto Açucena, Ediclei Ribeiro (Preta) e Priscylla Lopes Resque.

Na ocasião, os representantes das instituições apresentaram uma proposta de parceria para executar ações de segurança alimentar em áreas de ressaca nos bairros Congós e Novo Horizonte, e no conjunto habitacional Macapaba, todos localizados em Macapá (AP). O chefe-geral da Embrapa Amapá apresentou o portfólio de tecnologias adequadas aos propósitos do trabalho da Cufa e do Instituto Açucena. “Nesse contexto temos as fossas sépticas biodigestoras, produção agroecológica de hortaliças e plantas ornamentais, e técnicas de compostagem”. Durante a reunião também foi discutida a possibilidade de parceria para atividades que promovem a inclusão digital e produtiva de mulheres e jovens de comunidades do estuário amazônico, localizadas no arquipélago do Bailique e Ilhas do Pará.

O próximo passo será uma visita técnica às áreas de trabalho, para alinhar ações com os parceiros locais, além de realizar um levantamento da infraestrutura existente e previsão de futuras demandas. A Embrapa vai prospectar outros possíveis parceiros com o intuito de fortalecer as atividades. De acordo com Alzira Nogueira, a equipe da Cufa atuará junto a órgãos do judiciário com o objetivo de buscar apoio financeiro para realização do projeto, por meio dos pequenos fundos financeiros oriundos de multas e disponibilizados por estes órgãos a organizações da sociedade civil.

Outro tema também discutido na reunião foi a possível participação da Cufa na atração de apoios para promover a inclusão digital dos jovens de comunidades do Estuário Amazônico, no contexto da pandemia e da bioeconomia. A proposta é iniciar um diálogo entre Cufa e organização dos trabalhadores rurais extrativistas, representada pelos sindicados de trabalhadores rurais, Fetagri e Conselho Nacional de Seringueiros (CNS) para somar esforços na redução do “apartheid digital” vivenciado pelas comunidades tradicionais do estuário amazônico, conforme aponta documento elaborado pela pesquisadora Ana Euler no âmbito do Projeto Bem Diverso /Território Marajó.

Fique por dentro:

A Cufa é uma organização civil de interesse público (Oscip) de abrangência nacional, criada há 20 anos com atividades nos aspectos político, social, esportivo e cultural. O primeiro núcleo surgiu na favela Cidade de Deus, no Rio de Janeiro (RJ). No Amapá o núcleo da Cufa atende em 8 polos localizados na capital Macapá, além de ações em todo o estado, por meio do envolvimento de 81 voluntários, beneficiando cerca de 35 mil famílias nos eixos segurança alimentar, empoderamento digital e empreendedorismo. Para saber mais veja o site: https://www.cufa.org.br.

O Instituto Açucena é uma organização não-governamental que atua na defesa dos direitos das mulheres e meninas e promoção da igualdade de gênero, no enfrentamento do racismo, na luta pelos direitos da comunidade LGBTQIA+, estímulo ao desenvolvimento econômico sustentável, solidário e ao empoderamento econômico de grupos historicamente excluídos, bem como pela valorização da vida, cultura, saberes das comunidades tradicionais da Amazônia. Tem sede na cidade de Macapá (AP).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar