Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Aplicação de produtos biológicos via irrigação por gotejamento desponta como alternativa econômica e amigável

Por Daniel Botelho Pedroso, especialista agronômico, Netafim Brasil

O Brasil é conhecido internacionalmente como um grande produtor agrícola. O Produto Interno Bruto (PIB) gerado pelo setor agropecuário gira ao redor de 30-35% do PIB nacional. Dentro desse campo, o mercado de agroquímicos possui uma grande fatia comercial, onde, de acordo com uma pesquisa realizada pelo portal chinês AgroPages, as 10 principais empresas agroquímicas brasileiras geraram US$ 1,069 bilhão em vendas em 2019, representando 7,8% de todo o mercado.

No entanto, os grandes países consumidores dos produtos agropecuários brasileiros, principalmente o europeu, em busca de uma vida cada vez mais saudável, tanto socialmente, como ambientalmente, vem exigindo dos produtores uma diminuição no uso dos agroquímicos. Através dessa exigência internacional, o mercado de produtos biológicos vem crescendo em números avassaladores. E não somente por esse motivo, mas com a alta do dólar, os insumos agrícolas vêm se tornando cada vez mais caros, aumentando os custos de produção, forçando os produtores a procurarem meios mais econômicos de produzir.

No setor sucroalcooleiro também não é diferente, entretanto, alguns produtos biológicos já eram utilizados para o controle de pragas, como a Cotesia flavips para o controle de broca dos colmos e o fungo Beauveria spp. para o controle de cigarrinha. Mas o uso de biológicos vem evoluindo cada vez mais, não somente pelas outras ações, mas também pelo seu modo de aplicação.

O sistema de irrigação por gotejamento, por ser o mais novo e eficiente entre os demais, vem se destacando como uma opção para aplicação dos produtos biológicos nas lavouras, através da tecnologia conhecida como Drip Protection. Por exemplo, já se observam resultados em cana soca em lavouras no oeste de São Paulo, no quinto corte um incremento de até 14 toneladas através do uso de bioestimulantes.

Um outro exemplo é através do fungo Beauveria bassiana para o controle da broca gigante no Nordeste. A aplicação de esporos de B. bassiana através do sistema de gotejamento provou ser bem-sucedida em doses de 4, 6 e 8 kg / ha e manteve o número de amostras de broca gigante na metade do nível não tratado.

Além do controle de pragas e doenças, o gotejamento pode ser utilizado como meio de aplicação de outros produtos como os ácidos orgânicos. Os ácidos húmicos e fúlvicos são comumente usados como condicionadores do solo e menos comumente como suplemento nutricional. Como condicionadores de solo, o ácido húmico é encontrado na forma líquida, com minerais coloidais e pode ser aplicado através do sistema de irrigação por gotejamento sem causar problemas de entupimento. Em trabalhos realizados em solos arenosos observou-se aumento de produtividade na casa dos 20%.

Em busca de manejos de produção cada vez mais econômicos e mais amigável ao meio ambiente, o sistema de irrigação por gotejamento desponta como um grande aliado para atender a essas exigências do mercado consumidor.

Sobre a Netafim

Fundada em Israel há mais de 50 anos, a Netafim é pioneira e líder mundial em soluções para irrigação. Com cerca de 30 subsidiárias em todo o mundo, a Companhia oferece as melhores soluções aos agricultores de mais de 110 países por meio de 15 fábricas, mais de 4.000 funcionários e milhares de distribuidores. Um portfólio de produtos e soluções inovadoras de irrigação inteligente e digital farming que visa contribuir com o eficiente uso da água, aumentando a produtividade na agricultura.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo