Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Vale a pena utilizar energia solar para secagem e armazenagem de grãos?

Vale a pena utilizar energia solar para secagem e armazenagem de grãos?

A safra nacional de grãos para 2021 espera novos recordes. Isso porque a estimativa de produção é de 268,3 milhões de toneladas de grãos, um aumento de 4,4% se comparado à safra de 2020. A soja e o milho deverão ser os grandes recordistas da produção de cereais, leguminosas e oleaginosas no país, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Entretanto, o déficit de capacidade de armazenagem deve ultrapassar a barreira das 100 milhões de toneladas, de acordo com o estudo da Cogo Inteligência em Agronegócios, visto que a construção de silos é cara e tem um alto custo com energia.

Para driblar esses custos, a grande aposta é a energia solar. De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar), o agronegócio está em terceiro lugar entre os setores que mais usam esse tipo de energia para geração de calor na secagem e armazenagem dos grãos.

O sistema das placas fotovoltaicas consiste em uma tecnologia simples, econômica e sustentável. “O retorno do investimento em energia solar no agronegócio gira em torno de 5 anos, considerando que a vida útil de um sistema fotovoltaico é de aproximadamente 25 anos. Logo, o proprietário tem uma rentabilidade do investimento muito mais atrativa para o seu negócio e pode melhorar a qualidade dos grãos” destaca Gabriel Guimarães, diretor e sócio da SolarVolt Energia.

Guimarães cita como exemplo o projeto elaborado pela SolarVolt para a Fazenda Produtiva, localizada em Patos de Minas/MG. O produtor da fazenda, Guilherme Severo, que cultiva anualmente 600 milhões de sacos de milho e soja, explica que o fator determinante para o investimento nas placas fotovoltaicas foi o alto consumo de energia elétrica durante o processo de secagem dos grãos. “Eu não conhecia a força que a energia solar poderia trazer ao meu negócio. Hoje, consigo aumentar minha produção, agregar valor no momento da venda pela alta qualidade do grão e ainda economizar no processo”, destaca.

O diretor da SolarVolt ressalta que o investimento em energia solar ainda traz mais vantagens. Segundo ele, os produtores rurais que buscam gerar sua própria energia limpa, renovável e barata, contam com linhas de créditos e financiamentos. “Elas são oferecidas por bancos públicos e privados. E, muitas vezes, é possível pagar a parcela com a própria economia obtida na conta de luz, tornando a aquisição dos sistemas fotovoltaicos mais acessível para o consumidor" completa Guimarães.

Sobre a SolarVolt

Fundada em 2013 pelos sócios Alexandre Arcanjo e Gabriel Guimarães, a SolarVolt Energia é uma empresa brasileira especializada no desenvolvimento de soluções e projetos completos de energia solar fotovoltaica. Com sedes nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, a SolarVolt já instalou mais de 50.000 kilowatts-pico (kWp) de sistemas fotovoltaicos conectados à rede, em 11 estados do país, sendo mais de 1500 projetos vendidos. Está presente em mais de 160 cidades, sendo a maior parte dos negócios em Minas. Ela faz parte do G5 Solar e é uma das 14 empresas fundadoras da ABGD – Associação Brasileira de Geração Distribuída.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo