Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Publicação auxilia produtor a identificar deficiência nutricional em capim

Para ajudar o pecuarista a identificar os sintomas relacionados à deficiência nutricional em plantas de capim BRS Paiaguás, a Embrapa Pecuária Sudeste, de São Carlos (SP), disponibilizou uma publicação com orientações técnicas.

Os principais sintomas de deficiências dos nutrientes foram acompanhados e fotografados pelas pesquisadoras Patrícia Menezes Santos, Patrícia Anchão de Oliveira e Vanessa Graciano (bolsista), autoras do documento.

Na publicação, os produtores poderão observar, em detalhes, pelas imagens as deficiências nas plantas em relação aos teores de nitrogênio, fósforo, potássio, enxofre, cálcio e magnésio.

O BRS Paiaguás vem ganhando espaço na pecuária brasileira por apresentar elevada produção de sementes e boa produtividade de matéria seca, principalmente na estação seca do ano. Esse capim tem sido adotado, sobretudo, em sistemas de integração no período do outono/inverno.

Para a pesquisadora Patrícia Anchão, identificar as deficiências nutricionais nas plantas forrageiras é importante para adoção de medidas técnicas para solucionar o problema. “A identificação dos sinais de deficiências nutricionais nem sempre é de fácil visualização, pois diferentes nutrientes podem apresentar sintomas semelhantes e simultâneos na planta, como a coloração, por exemplo. Dessa forma, sem a informação de fácil acesso, o produtor acaba não conseguindo visualizar e identificar os sinais de deficiências nutricionais em sua propriedade”, explica ela, no boletim.

A observação de um único sintoma não permite o diagnóstico completo. “Os sintomas causados pela deficiência de diferentes nutrientes podem ser muito semelhantes, dessa forma é preciso observar o conjunto de sintomas presentes na planta ao longo do seu desenvolvimento”, destaca Patrícia Anchão.

O pecuarista deve ficar atento à baixa produtividade e à degradação das pastagens com o passar dos anos. As principais causas, de acordo com as autoras, são a falta de manutenção da fertilidade do solo, toxidez do manganês e alumínio, baixa disponibilidade de nutrientes (nitrogênio e fósforo, por exemplo), além da baixa reposição de nutrientes extraídos do solo via produção animal e o inadequado manejo das pastagens.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo