Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Conservação do solo: porque precisamos falar disso

*Ana Bonatti

Atualmente, o agronegócio é a atividade econômica que mais tem contato e dependência direta do solo e seus benefícios. Com isso, o seguinte questionamento ganha espaço: "Como desenvolver o agro e sua taxa de produtividade sem deixar de conservar e preservar o solo?". A agricultura conservacionista responde essa problemática com técnicas que evitam o efeito da ação dos agentes erosivos, impedindo o empobrecimento do solo e a menor infiltração da água, que prejudica os cultivos. Fora que o manejo adequado do solo garante maior disponibilidade de nutrientes, resultando em uso mais racional de fertilizantes sintéticos. Pode parecer óbvio, mas o tema é tão relevante e desafiador que há uma data no calendário para servir de estímulo a iniciativas em prol de melhores práticas: 15 de abril, Dia Nacional da Conservação do Solo.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Ministério da Agricultura, em conjunto com a Embrapa, até 2029 a área total plantada com lavouras no país terá um crescimento de aproximadamente 13,6%. Devido a isso, é de vital importância a conscientização de agricultores para diminuir os impactos do agronegócio. Utilizar meios e produtos com melhor tecnologia, que deem produtividade e cuidem do solo, já garante bons resultados. Uma das primeiras mudanças que pode ser feita é a verificação se o fornecedor possui a certificação ISO 14001, que comprova a responsabilidade e comprometimento ambiental de uma empresa.

Para seguir esses ideais e obter sucesso na conservação do solo, é necessário que o agricultor adote práticas eficazes e conscientes no dia a dia do campo, além de identificar o tipo de solo em que trabalha, e entender que tais métodos apresentam resultados a longo prazo. Sendo assim, é importante conhecer e aplicar técnicas como a rotação de cultura e o plantio direto, para que o uso incorreto do solo não comprometa o desenvolvimento agrícola e o amplo conjunto de funções do solo para o meio ambiente.

*Ana Bonatti é Coordenadora de P&D da Ubyfol

Sobre a Ubyfol

A Ubyfol é uma multinacional brasileira especialista em nutrição vegetal que trabalha no desenvolvimento de produtos especiais, fornecendo macro e micronutrientes para recobrimento de grânulos, tratamento de sementes, mudas e toletes, e aplicações foliares para todas as culturas agrícolas. Fundada em 1985, a empresa atua em todo o território nacional e também no Paraguai, na Bolívia, no Uruguai e em Portugal. Eleita a melhor empresa de nutrição vegetal do Brasil por diversas instituições independentes, a Ubyfol semeia a valorização humana como cultura empresarial e une esforços para levar ao agricultor soluções eficientes, apoiadas no conhecimento científico e no domínio das tecnologias mais recentes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo